Pesquisas apontam que cerca de 60% dos brasileiros não aprovam a eleição de líderes religiosos à (sem crase)* cargos políticos, enquanto, cerca de um quinto da bancada do Congresso é composta pelos mesmos, porém, proibir a manifestação de seus interesses seria um descumprimento aos ideais da democracia.**
O sistema democrático vigente no Brasil e em divisos (diversos) outros*** países deixa claro que todos têm direito de se manifestar, incluindo os religiosos. Com esse sistema, pode-se considerar praticamente impossível instalar-se um governo totalmente laico, já que é direito de todos, inclusive dos religiosos, manter sua representação política.
O interesse da representação política dos lides (líderes) religiosos surge a partir de discussões, em que estes têm suas posições, e assim como qualquer outro cidadão, eles também querem defend(ê)-las. Um dos exemplos mais clássicos é a clara negação desses líderes à proposta de legalização do aborto.
O maior problema surge a partir do momento em que existem diversas religiões, com diversos pontos de vistas e ideais, que nem sempre concordam entre si. Muitas vezes dentro da própria banca religiosa existem desacordos, o que torna mais difícil o aumento do potencial das suas petições, já que não apresentam um grupo unido.
Manter uma bancada religiosa pode trazer desacordo entre as religiões e um descontentamento da população que não concordam com a participação da religião na política, ao mesmo tempo que proibir a participação política de religiosos é contra a ética da democracia. A clara ambiguidade torna difícil a solução, o que se pode fazer é permitir a participação, a aos que contrariarem**** deve organizar para ter os seus representantes políticos. O que se conclui é que***** não se pode tirar o direito de expressar a opinião, mesmo que seja de um religioso em um estado laico, já que estes também são cidadãos.
Comentários do corretor
* Dica: a crase só é usada antes de termos femininos.
** Observe que em um parágrafo inteiro não foi feito o uso do ponto final, o que mostra que o período está grande. Procure escrever frases curtas, que facilitam a leitura do texto e tornam a organização das ideias mais claras.
*** se usar o "diversos", o "outros" torna-se desnecessário.
****Trecho confuso.
***** Observe que a retirada desse trecho mantém o sentido de conclusão, ou seja, não é preciso citar que está se concluindo; procure ser objetivo, evitando a prolixidade e tornando a leitura do texto mais agradável.
Atente-se à grafia correta das palavras e à pontuação. Também é preciso observar a concordância de número. Bons argumentos foram apresentados, porém é preciso que sejam redigidos de forma mais clara e concisa.
Continue exercitando!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |