A presença de um religioso na política não fere, necessariamente, o Estado laico. Afinal, é possível que um religioso seja um agente político sem que imponha sua fé ao resto da sociedade. Contudo, é igualmente possível que um religioso se utilize de seu poder político para fortalecer, na sociedade, idéias e práticas baseadas em sua fé. Nesse caso, há claramente uma afronta ao Estado laico.
Um exemplo do primeiro tipo de religioso seria Plínio de Arruda Sampaio, candidato à presidência da República em 2010. Apesar de católico, Plínio afirmava em suas entrevistas ser favorável a(à) legalização da união civil homossexual e do aborto. Alguns poderiam argumentar que tais posições são uma imposição à sociedade. Seria um engano, já que tais medidas não obrigariam qualquer brasileiro a abortar ou a se casar com alguém do mesmo sexo - ao contrário da reação conservadora, que impede indivíduos de se unirem a alguém do mesmo sexo ou abortar uma gravidez indesejada.
Um exemplo do segundo tipo de religioso seria alguém como Marcos Feliciano, o deputado pastor, que se utiliza de sua influência como líder religioso - que não deixa de ser um poder político - e seu cargo no governo para fazer proselitismo "em nome de Jesus". Nesse sentido, indivíduos como esse se organizam para barrar avanços na cidadania; a exemplo do que ocorreu com a oposição baixa e desinformadora feita ao PLC 122, que visava punir mais rigorosamente a violência, física ou não, contra grupos minoritários, dentre eles o dos homossexuais - atualmente, mesmo com concessões aos conservadores, o projeto segue rejeitado pela bancada religiosa.
Portanto, apesar dos maus exemplos, deve-se evitar a dicotomia "religosoEstado laico". A fim de harmonizar essa relação, poderiam ser tomadas medidas que dificultassem a ação dos "Felicianos". Por exemplo, a mídia poderia expor mais a opinião de especialistas sobre temas deturpados por alguns religiosos; como a questão da sexualidade e do combate às drogas.
PS - estou treinando para o Finep, que deve exigir 25 linhas. Então, se possível, gostaria que fizessem uma correção baseada nele e não no ENEM - que, acho, é o que inspira a correção de vocês. Att. V.
Comentários do corretor
Excelente texto. Demonstra domínio sobre o tema, clareza na argumentação e riqueza de vocabulário. Atente-se apenas ao uso da crase!
Continue exercitando, você está no caminho do sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |