A cada politica que se passa ver-se* cada vez mais evangélicos nas bancadas do Congresso Nacional, e constantes discussões a respeitos de novos projetos de leis relacionados a questões morais, com isso cresce a polemica (polêmicas) da associação de (entre) politica e religião.**
Com esta discórdia hostil de relacionar politica e religião tem-se em evidência (evidenciam-se) dois fatores: de um lado o Estado laico que defende que o Estado e a religião são coisas distintas que não devem andar lado a lado. Por outro lado a democracia que fornece o direito para toda a sociedade brasileira de demonstrar e defender sua opinião.
Conforme uma pesquisa divulgada no site Exame.com (,) 60% dos brasileiros são contrários á(à) candidatura de líderes religiosos a cargos no Executivo ou Legislativo, enquanto o Art. 19. (decreta que) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;(.)
Portanto, como o Brasil é um país democrático (,) os evangélicos podem exercer cargos na politica, da mesma forma que pessoas de outra religião também devem ter este direito, pois todos obtém do principio de igualdade de expressão nos direitos humanos. Assim (,) deve haver limites para que a religião não interfira e nem influencie nas leis e nos projetos.
Comentários do corretor
* Esse trecho não faz sentido. A expressão "a cada política" é incoerente. Não seria "a cada mandato"? Ver-se também é uma estrutura errada. Opte por "se vê" ou "é perceptível".
** Atenção ao uso do plural. Observe também que o parágrafo inteiro tem apenas uma frase. Procure escrever frases curtas e bem pontuadas, que facilitam a leitura e também a expressão clara das ideias.
Em sua conclusão, o termo assim ficou incoerente, pois na primeira parte você defende uma ideia e, na segunda, faz uma ressalva, e não uma conclusão que concorda com o que foi dito anteriormente. Revise o uso das conjunções.
Releia o texto anes de enviá-lo para certificar-se de que as ideias foram postas de maneira clara e coesa. Atente-se à pontuação e ao uso da crase.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |