No Congresso Nacional, vem se desenvolvendo a “Bancada Evangélica” e juntamente a mesma **discussão referente à associação de politica e religião. Sendo que***, os dois fatores são: A (minúscula) Democracia em que todos podem se expressar e opinar, e o Estado Laico, ressaltando que a religião e politica não se pode ter uma fundição (não podem se fundir).
Assim, os religiosos na política: Democracia ou atentado ao Estado Laico? **** Há que se analisar que o Brasil é um país de representação democrática, e os indivíduos tem (têm) o direito de escolher por meio dos votos quem será a pessoa que irá os representar (representá-los), seja religioso ou não.
Conforme o Art. 19***** É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; (.)
De acordo com Deutsche Welle, a Bancada religiosa representa um quinto do Congresso e se une para conter o avanço de pautas como aborto, drogas, direitos das mulheres e de homossexuais. Postura leva a questionamentos sobre real laicidade do Estado.
Contudo é importante que tenham pessoas que professam a fé relacionada a qualquer religião em cargos políticos, pois são através delas que se podem expor a necessidade e a defesa de oposição relacionada a assuntos e leis que vão para discursão (discussão), votação (,) aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência.
Logo, as pessoas que obtém de uma dada religião****** podem fazer parte da politica, pois os mesmos não estão indo além dos limites desta relação, e sim exercendo sua liberdade democrática, direitos, deveres e valores.
Comentários do corretor
* Este título exige uma pontuação diferente. Ex: Brasil, um país democrático.
** Juntamente à mesma ou ao mesmo tempo a mesma discussão? Trecho não ficou claro.
*** Essa conjunção é própria para uso após a vírgula. Observe que sua retirada após o ponto final não afeta o sentido do que se quer dizer.
**** O questionamento ficou solto no texto. Seria uma espécie de título deslocado.
***** Art. 19 de onde? Faça referência à Constituição, para situar o leitor do texto.
****** Construção incoerente. Não se obtém te uma religião, se acredita em determinada religião ou se segue determinada religião.
Releia o texto antes de enviá-lo para certificar-se de que as ideias estão bem postas e claras. Alguns trechos ficaram incoerentes. Atente-se ao uso correto dos verbos e seus significados, assim como à pontuação.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |