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Religiosos na Política: Democracia ou atentado ao Estado Laico?

Enviada em: 12/12/2013

Status:

Corrigida
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No Congresso Nacional, vem se desenvolvendo a “Bancada Evangélica” e  juntamente  a mesma **discussão referente à associação de politica e religião. Sendo que***, os dois fatores são: A (minúscula) Democracia em que todos podem se expressar e opinar, e o Estado Laico, ressaltando que a religião e politica não se pode ter uma fundição (não podem se fundir).

Assim, os religiosos na política: Democracia ou atentado ao Estado Laico? **** Há que se analisar que o Brasil é um país de representação democrática, e os indivíduos tem (têm) o direito de escolher por meio dos votos quem será a pessoa que irá os representar (representá-los), seja religioso ou não.

Conforme o Art. 19***** É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; (.)

De acordo com Deutsche Welle, a Bancada religiosa representa um quinto do Congresso e se une para conter o avanço de pautas como aborto, drogas, direitos das mulheres e de homossexuais. Postura leva a questionamentos sobre real laicidade do Estado. 

Contudo é importante que tenham pessoas que professam a fé relacionada a qualquer religião em cargos políticos, pois são através delas que se podem expor a necessidade e a defesa de oposição relacionada a assuntos e leis que vão para discursão (discussão), votação (,) aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência.

Logo, as pessoas que obtém de uma dada religião****** podem fazer parte da politica, pois os mesmos não estão indo além dos limites desta relação, e sim exercendo sua liberdade democrática, direitos, deveres e valores. 

Comentários do corretor


* Este título exige uma pontuação diferente. Ex: Brasil, um país democrático.

** Juntamente à mesma ou ao mesmo tempo a mesma discussão? Trecho não ficou claro.

*** Essa conjunção é própria para uso após a vírgula. Observe que sua retirada após o ponto final não afeta o sentido do que se quer dizer.

**** O questionamento ficou solto no texto. Seria uma espécie de título deslocado.

***** Art. 19 de onde? Faça referência à Constituição, para situar o leitor do texto.

****** Construção incoerente. Não se obtém te uma religião, se acredita em determinada religião ou se segue determinada religião.

 

Releia o texto antes de enviá-lo para certificar-se de que as ideias estão bem postas e claras. Alguns trechos ficaram incoerentes. Atente-se ao uso correto dos verbos e seus significados, assim como à pontuação.

Continue exercitando sua escrita!

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente