A simples proposta para o resgate da infância. - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 20/11/2013

Status:

Corrigida
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          A adultização infantil é uma triste realidade que resulta em um aumento do número de crianças estressadas e desinteressadas por idéias criativas e lúdicas e ao mesmo tempo sem grande prazer pelo convívio familiar. As crianças de hoje estão perdendo as principais características da infância: a alegria e espontaneidade.

          Os motivos que levam as crianças (a) pularem ou acelerarem a passagem por essa etapa da vida, mesmo que elas nem (se) dêem conta disso, são multifatoriais.  A pressão social pelo consumismo que educa de forma incorreta o valor do ter sobrepondo ao ser, associado com a força da mídia que prega o consumo infantil de forma exagerada nos meios de comuniação (comunicação), são os principais fatores dessa difícil reversão da perda da infância.*

          A criatividade foi deixada de lado já que as brincadeiras de rua se tornaram inseguras pela violência das cidades. A busca pelo novo foi extirpada pela mecanização dos brinquedos que fazem tudo sozinhos; o computador e a televisão pensam para as crianças que estão cada vez mais submissas as (às) idéias propostas. A ausência de tempo dos pais para ficarem com os filhos devido a (à) alta carga de trabalho e a agenda lotada das próprias crianças também são fatores que contribuem para a adultização infantil.**

          A possibilidade de resgate da infância consiste no apoio de toda a família e a sociedade. A utilização do tempo livre, seja para convivência familiar entre jogos, brincadeiras, diálogo é uma forma eficaz para o retorno do "ser criança". A imposição de regras dos pais aos filhos, com horários pré-estabelecidos para assistirem a programas devidamente classificados para idade, e firmeza na hora da negação a uma criança também é um (são) fator(es) que contribui (contribuem) para o devido papel da criança na sociedade.***

Comentários do corretor


*Atenção na hora da escrita! Você omitiu alguns conectores e isso pode trazer falta de clareza das ideias. Atenção também para a grafia correta das palavras!

** Estude o uso da crase.

*** Concordância de número. Você citou vários fatores no decorrer do último parágrafo, portanto, para se referir a eles, é preciso fazer uso dos verbos flexionados no plural e substantivos idem.

 

Suas ideias são claras e objetivas, com argumentos bem embasados. Faltou apenas atenção às regras gramaticais. 

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente