A adultização infantil é uma triste realidade que resulta em um aumento do número de crianças estressadas e desinteressadas por idéias criativas e lúdicas e ao mesmo tempo sem grande prazer pelo convívio familiar. As crianças de hoje estão perdendo as principais características da infância: a alegria e espontaneidade.
Os motivos que levam as crianças (a) pularem ou acelerarem a passagem por essa etapa da vida, mesmo que elas nem (se) dêem conta disso, são multifatoriais. A pressão social pelo consumismo que educa de forma incorreta o valor do ter sobrepondo ao ser, associado com a força da mídia que prega o consumo infantil de forma exagerada nos meios de comuniação (comunicação), são os principais fatores dessa difícil reversão da perda da infância.*
A criatividade foi deixada de lado já que as brincadeiras de rua se tornaram inseguras pela violência das cidades. A busca pelo novo foi extirpada pela mecanização dos brinquedos que fazem tudo sozinhos; o computador e a televisão pensam para as crianças que estão cada vez mais submissas as (às) idéias propostas. A ausência de tempo dos pais para ficarem com os filhos devido a (à) alta carga de trabalho e a agenda lotada das próprias crianças também são fatores que contribuem para a adultização infantil.**
A possibilidade de resgate da infância consiste no apoio de toda a família e a sociedade. A utilização do tempo livre, seja para convivência familiar entre jogos, brincadeiras, diálogo é uma forma eficaz para o retorno do "ser criança". A imposição de regras dos pais aos filhos, com horários pré-estabelecidos para assistirem a programas devidamente classificados para idade, e firmeza na hora da negação a uma criança também é um (são) fator(es) que contribui (contribuem) para o devido papel da criança na sociedade.***
Comentários do corretor
*Atenção na hora da escrita! Você omitiu alguns conectores e isso pode trazer falta de clareza das ideias. Atenção também para a grafia correta das palavras!
** Estude o uso da crase.
*** Concordância de número. Você citou vários fatores no decorrer do último parágrafo, portanto, para se referir a eles, é preciso fazer uso dos verbos flexionados no plural e substantivos idem.
Suas ideias são claras e objetivas, com argumentos bem embasados. Faltou apenas atenção às regras gramaticais.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |