Criança feliz é criança livre.* - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 20/11/2013

Status:

Corrigida
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Pela vinda** da sociedade capitalista (,) ser criança passou a ser coisa do passado, (.)*** hoje elas (,) influenciadas pelas mídias (,) são fortemente manipuladas a ponto de deixarem as brincadeiras, fantasias e sua vida tranquila sem precisarem ter responsabilidade. Pouco se esperar de uma criança que não viveu a melhor fase da vida e que desde pequena já é alienada até mesmo pelos pais.

Pois é na infância que a personalidade da criança começa a ser formada e organizada, esse estágio está muito suscetível a intervenções ideológicas em que os pais são a grande referência. Essa realidade esta (está) fazendo com que crianças deixam de sonhar, de se conhecer, crescendo desequilibradas, transtornadas ou até com doenças psicológicas.

Muitos pequenos já se sentem como adultos, comendo as mesmas comidas, tendo doenças de adultos como diabetes, usando maquiagem pesadas, saltos e roupas, praticando atos sexuais, agressões e até vandalismos.

Em consequência disso surgem até propostas de leis  para a diminuição da maioridade penal****, esquecendo que os valores éticos dados pela família e a educação de qualidade transmitidas sempre será (serão)***** a melhor solução.

Portanto, para que a infância de nossas crianças não desapareça, é preciso  incentiva-las (incentivá-las) a brincar ao ar livre, correr, brincar na terra, amar cachorros, contar histórias de faz de conta, esquecendo os jogos eletrônicos, televisão e as tecnologias, pois criança feliz é criança livre.******

 

Comentários do corretor


*Não se usa ponto final em título

** Vinda? Veio de onde? O termo não parece o mais indicado para ser usado neste trecho do texto. Sugestões: surgimento, ascensão...

*** Assim que terminar de expressar uma ideia, opte pelo ponto final. O texto escrito em frases curtas e bem pontuadas deixa as ideias e argumentos mais claros e objetivos e torna a leitura do texto mais agradável, evitando que você se enrole em sua própria argumentação, ok?

**** Boa relação!

***** Atenção à concordância de número. Você citou valores éticos e educação de qualidade, dois fatores, portanto o correto é "serão" e não "será". 

****** Por que esquecer os jogos eletrônicos e tecnologias? Observe que, neste trecho, sua argumentação poderia ter sido mais bem trabalhada e explorada.

 

Seu texto tratou do tema, porém poderia ter elaborado um pouco mais os argumentos, explicado e defendido melhor as teses apresentadas de modo a fortalecer a persuação. Atenção à pontuação correta (uso de ponto final, vírgulas) e ao emprego dos termos de forma correta também, sempre lembrando da concordância. 

Continue exercitando sua escrita!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente