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Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 20/11/2013

Status:

Corrigida
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Na Idade Média, crianças eram vistas apenas como miniaturas de adultos, deveriam vestir-se e comportar-se como tal e somente no início do século XVI a  definição de infância começou a se desenvolver. Contudo, ainda que após a Renascença o privilégio de "ser criança" tenha sido finalmente alcançado, a sociedade moderna vive um retrocesso em direção ao conceito de outrora. Logo, o que ocorre hoje é uma moderna adultização infantil.

Tendo a efêmeridade (sem acento), o consumo e o erotismo como culto, é impossível não observar o impacto de tais elementos na sociedade infanto-juvenil. O maior desejo de uma criança, atualmente, é se tornar um adulto e isso pode ser constatado no modo como se comporta. Uma pesquisa feita pela editora de livros infantis inglesa "Random House" mostra que a maioria dos pais permite que seus filhos consumam bebidas alcoólicas, cigarro, usem maquiagem e coloquem piercings antes da idade de 18 anos. Meninos e meninas são expostos ao mundo adulto e tem (têm) contato com assuntos que sua capacidade psíquica ainda não consegue absorver maturamente, tais como sexualidade ou excesso de atividades, por exemplo, e, infelizmente, essa tendência só aumenta.

Mas, afinal, quem são os culpados? A mídia, sem dúvidas, é grande aliada nesse processo. Entretanto, como diz a psicanalista Elizabeth Berger, a nossa cultura em si tambem é grande responsável, pois não tolera o comportamento infantil. Na escola, os alunos são submetidos a prezar o seu futuro demasiadamente, desvalorizando, muitas vezes, o período em que eles vivem agora. Dentro de casa, pais esperam que seus filhos sejam maduros e até estimulam isso com frases como "pare de agir feito criança", como se suas atitudes imaturas, típicas da idade, fossem grosseiras.

Uma criança normal é barulhenta, é expressiva e, às vezes, indisciplinada. Por isso, é preciso fornecer um cuidado de qualidade que requer atenção vinda principalmente dos pais. Em geral, a infância é um momento de brincar, aprender, socializar e explorar e como não é possível controlar completamente o que a crianca (criança) consome da mídia, é necessário prover o ensinamento de como apreciar e saber lidar com cada estágio, ao invés de simplesmente "pular" etapas.

Comentários do corretor


Excelente texto! Ideias claras, objetivas e bem trabalhadas. Texto bem pontuado, o que torna a leitura agradável. Atenção apenas à grafia de algumas palavras e à concordância verbal.

Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente