Tudo ao seu tempo.* - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 19/11/2013

Status:

Corrigida
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 É impossível não ver e perceber os pequenos "adultos" que estão se inserindo em uma realidade que não lhe(s)  convém e não é, em momento algum, compatível com o seu minúsculo histórico de vida. O que temos são crianças que (,) por uma influência direta ou indireta (,) estão passando uma borracha na fase mais aprazível da vida, a infância.

 Diante disso, é necessário que se perceba que a infância de outrora, com toda sua simplicidade e inocência,  está desaparecendo aos poucos; seja devido ao mundo capitalista selvagem que deturpa o mundo infantil com um mundo encantado de tecnologia (;) ou seja pela mídia que impõe hábitos do universo adulto dentro do infantil.

 Entretanto, esse novo hábito de criança/adulta muitas vezes não é imposta(o) pelo mundo da tecnologia, pois poucas têm acesso e poucas possuem o conhecimento da palavra; estão fora da escola, agarradas no cabo da enxada para ajudar no sustento da casa. Estão sendo adultas, mas não porque querem e sim porque não há tempo de ser criança.

  A desigualdade social tem devorado, também, a oportunidade de se viver uma fase da vida que muitos sentem saudades; a fase onde as lembranças de traquinagens, as brincadeiras de rua e as guloseimas da vovó, perduram. Embora, hoje, cada pessoa tenha a lembrança do seu respectivo tempo de infância, futuramente, pouquíssimas saberão distinguir essa fase infantil da adolescência, por exemplo.

 Contudo, convém encontrar soluções** para que haja uma  conscientização e uma separação desses dois mundos distintos: Adulto (minúsculo) e infantil. Que os pequenos possam viver no seu universo cheio de imaginação sem a futilidade e infortúnios do nosso mundo. Assim, desejemos que cresçam com a maturidade de um adulto sem perder o coração de criança.

Comentários do corretor


*Tudo a seu tempo (e não se usa ponto final em título).

** Espera-se, em uma dissertação, que se apresentem possíveis soluções para o problema e não apenas sugira-se que uma solução é necessária. 

 

Observe a pontuação em seu texto e aprofunde mais sua argumentação. Como observado anteriormente, o texto dissertativo pede a discussão de possíveis soluções para a problemática citada.

 

Continue exercitando sua escrita!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente