É impossível não ver e perceber os pequenos "adultos" que estão se inserindo em uma realidade que não lhe(s) convém e não é, em momento algum, compatível com o seu minúsculo histórico de vida. O que temos são crianças que (,) por uma influência direta ou indireta (,) estão passando uma borracha na fase mais aprazível da vida, a infância.
Diante disso, é necessário que se perceba que a infância de outrora, com toda sua simplicidade e inocência, está desaparecendo aos poucos; seja devido ao mundo capitalista selvagem que deturpa o mundo infantil com um mundo encantado de tecnologia (;) ou seja pela mídia que impõe hábitos do universo adulto dentro do infantil.
Entretanto, esse novo hábito de criança/adulta muitas vezes não é imposta(o) pelo mundo da tecnologia, pois poucas têm acesso e poucas possuem o conhecimento da palavra; estão fora da escola, agarradas no cabo da enxada para ajudar no sustento da casa. Estão sendo adultas, mas não porque querem e sim porque não há tempo de ser criança.
A desigualdade social tem devorado, também, a oportunidade de se viver uma fase da vida que muitos sentem saudades; a fase onde as lembranças de traquinagens, as brincadeiras de rua e as guloseimas da vovó, perduram. Embora, hoje, cada pessoa tenha a lembrança do seu respectivo tempo de infância, futuramente, pouquíssimas saberão distinguir essa fase infantil da adolescência, por exemplo.
Contudo, convém encontrar soluções** para que haja uma conscientização e uma separação desses dois mundos distintos: Adulto (minúsculo) e infantil. Que os pequenos possam viver no seu universo cheio de imaginação sem a futilidade e infortúnios do nosso mundo. Assim, desejemos que cresçam com a maturidade de um adulto sem perder o coração de criança.
Comentários do corretor
*Tudo a seu tempo (e não se usa ponto final em título).
** Espera-se, em uma dissertação, que se apresentem possíveis soluções para o problema e não apenas sugira-se que uma solução é necessária.
Observe a pontuação em seu texto e aprofunde mais sua argumentação. Como observado anteriormente, o texto dissertativo pede a discussão de possíveis soluções para a problemática citada.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |