A volta da criança em miniatura precisa de um fim* - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 19/11/2013

Status:

Corrigida
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Durante a Idade Média a criança era vista como um adulto em miniatura, isso significava que esta tinha de se vestir e se portar como uma pessoa já amadurecida. Nas sociedades modernas, a expansão da pediatria e da pedagogia fizeram com que a infância, passasse a ser vista como uma fase importantíssima para a educação e desenvolvimento do ser humano. Na contemporaneidade estes quadros se revertem, e a criança volta a ser vista como um adulto em miniatura. É preciso mudar as regras desse jogo, pois esta realidade atrapalha o amadurecimento das pessoas e contribui para a formação de adultos instáveis.

Considerando que suas faculdades psiquicas são de outra maturidade, as crianças sentem desejos diferentes dos adultos, e quando incompreendidas em seu universo particular simulam comportamentos adultos, numa tentativa de chamar-lhes a atenção e ao mesmo tempo inserir-se em seu grupo social. Essa realidade gera grandes problemas, pois as crianças ainda não têm condições físicas e psicológicas para enfrentar as complexas relações do mundo adulto.

O filósofo** alemão Sigmund Freud já dizia que acontecimentos ocorridos na infância, podem causar distúrbios para o resto da vida. De fato, muitas pessoas que hoje sofrem com traumas psicológicos têm as raízes de seus problemas na infância, onde geralmente tiveram impactos que sua pouca idade não foi capaz de superar.

Portanto, adultizar comportamentos infantis é o mesmo que ignorar a relevância dos mesmos para a vida de uma pessoa violando as suas fases de desenvolvimento. É preciso que esta realidade seja modificada através de ações em prol de maior planejamento familiar em busca da desmascarar as sociedades precoces.***

Comentários do corretor


* Não seria a volta do adulto em miniatura?

** Freud foi um médico neurologista que criou a psicanálise, não um filósofo. Cheque as informações antes de usá-las em seu texto.

*** A dissertação pede que possíveis soluções para o problema em questão sejam apresentadas e discutidas. Apenas diagnosticar o problema torna o texto dissertativo incompleto.

 

Em geral, seu texto está bem escrito. No entanto, é preciso atenção em relação às informações nele contidas e às características do tipo de texto. A conclusão poderia ter sido melhor elaborada.

 

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente