A mudança comportamental das crianças torna-se cada vez mais notória nos dias de hoje e acaba por ajudar na constatação de que o atual conceito de infância passou a não condizer com a realidade que se tem exposto, podendo passar por uma reformulação.
O cenário da criança na atualidade mostra que seus antigos hábitos tendem ao desaparecimento. Isso, por sua vez, tem tido como um de seus colaboradores a mídia, que pode agir manipulando a construção dos pequenos adultos com o auxílio de: músicas com vocábulos obscenos, coreografias sensuais e seriados.
O conteúdo violento de jogos e desenhos animados também denuncia que os antigos programas de divertimento infantil já não satisfazem ao novo gosto das crianças, causando inúmeras discussões acerca do caminho que elas têm trilhado e das possíveis conseqüências desse contexto.
É válido ressaltar que problemas de ordem familiar podem ser responsabilizados quanto à “adultização” infantil. Um exemplo relevante concerne à situação financeira, atribuindo responsabilidades à criança ou incentivando o surgimento da preocupação relacionada ao trabalho que terá de exercer futuramente.
Em suma, diante do fato de que o crescimento de um ser deve ser exercido em etapas para que não se haja frustrações, torna-se evidente a necessidade de um controle das crianças pelos adultos. Além disso, a imposição de limites não deve estar presente apenas no meio familiar mas também no estudantil, assegurando-se assim a dignidade humana.
Comentários do corretor
Bom texto, bom domínio de vocabulário e da linguagem escrita. No entanto, faltou discutir possíveis soluções para o problema em sua conclusão. Atente-se às características de um bom texto dissertativo.
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |