Raras são as crianças que brincam de carrinho, bonecas, brincadeiras de roda e jogam bola no campinho. Hoje, tudo isso foi substituído por horas no celular, na TV, na internet, academia e maquiagem. Isso está deixando muitos com dor de cabeça, pois essa nova postura dos pequenos encurta as suas infâncias, esta que é fundamental para uma boa formação física e psicológica. Esse cenário contemporâneo não pode mais continuar e agir nas suas raízes é a única saída.
Há quem diga que a Televisão (minúscula) e (o) computador os principais causadores de “crianças-adultas”. Sem dúvida esses meios têm suas parcelas de culpa, afinal por meio de uma série de novelas e anúncios fazem um gigantesco trabalho de alienação, onde até mesmo adultos caem no “papo”. No entanto, se olhamos (olharmos) profundamente veremos que os familiares são a “raiz central” dessa problemática, pois a ausência deles na filtração do conteúdo visto de suas crianças é o que está gerando a adultização infantil.
Além disso, indivíduos que cresce(m) nesse cenário dificilmente aprenderam* valores que definem o homem como a amizade, o amor ao próximo, honestidade, etc. Afinal, é na infância que tudo isso é passado de pai para filho, seja por meio de contos infantis ou pelo o dialogo (diálogo). Contudo, esses “adultos precoces” são preenchidos pela ironia, (pel)a vingança e são ainda mais vulneráveis ao stress, a (à) insônia entre outros problemas, (.) essa vulnerabilidade se deve principalmente devido eles estarem exposto(s) há muito tempo ao cotidiano dos adultos, sem (a) capa protetora que seria a infância.
Fica claro, portanto, que apesar de difícil solução a adultização pode ser minimizada profundamente se agimos (agirmos) em suas fontes. Para reverte(r) tal cenário, deve-se resgatar o relacionamento afetivo e intenso entre pais e filhos, além do mais a mídia junto com ONG’s e o Estado deve(m) propagar anúncios que desperte(m) na sociedade capitalista a ideia de passar mais tempo em família (,) a fim de resgatar valores hoje quase esquecidos. Resta saber se esses agentes vão procurar fazer sua parte para em fim (enfim) temos (termos) crianças e adultos (,) cada um ocupando seu lugar e assim a infância sair debaixo da cama.
Comentários do corretor
* Falta concordância verbal. Os dois modos possíveis são: "indivíduos que cresceram nesse cenário dificilmente aprenderam valores" ou "indivíduos que crescem nesse cenário dificilmente aprenderão valores". Atenção aos tempos verbais.
A falta de concordância verbal em diversos trechos do texto (em que os verbos deveriam ser flexionados no plural e não o foram) tornou a argumentação confusa. Releia o texto antes de enviá-lo para evitar estes erros e, se preciso, retome os estudos sobre verbos. Quanto às ideias apresentadas, o texto respeitou as características do estilo de texto proposto e se enquadrou ao tema.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |