Fim precoce - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 18/11/2013

Status:

Corrigida
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Os assuntos relacionados à adultização infantil têm gerado polêmica principalmente entre os pais. Para compreender a problemática acerca desse assunto é preciso considerar os diversos fatores envolvidos nesse processo, que envolve crianças, adultos, a sociedade e a mídia atuando como influenciador(es) dessa sociedade.

Atualmente, as crianças estão deixando de viver as experiências típicas da infância para saborear cedo demais o mundo adulto. Salto alto, maquiagem, bijuterias e acessórios são desenvolvidos e fabricados especialmente para o público infantil, gerando um impulso consumista e dando às crianças a sensação de que já são adultas e que devem agir e serem tratadas como tal. Esse novo comportamento infantil leva também a (à) erotização precoce, não só causada por esse consumismo como também pela influência da mídia musical, que vende cada vez mais artistas e músicas promovendo a sexualidade e a sensualidade das crianças.

Toda essa pressão social feita pela mídia e também pelas crianças umas nas outras está acarretando um fim precoce da infância. O período da infância tem seus objetivos: dar liberdade ao indivíduo para construir suas características, sua personalidade, viver uma vida sem as responsabilidades genuinamente pertencentes aos adultos. É um momento no qual a criança desenvolve relações sociais e começa sua aprendizagem para viver em sociedade.

Além disso, crianças que não vivem sua infância com plenitude podem vir a ser adultos problemáticos, infantilizados; pois não puderam passar pelas fases de amadurecimento da forma correta. Por isso, a questão da adultização deve ser tratada como uma questão social e deve ser combatida, deve-se respeitar as fases da vida do individuo. É trabalho dos pais – e de todos que participam do núcleo familiar - ficar atento(s) às atividades dos filhos e preservar as suas infâncias.

Comentários do corretor


Bom texto, com ideias claras, bem escritas e bons argumentos. As características do tipo de texto foram respeitadas e o tema foi tratado de forma satisfatória. Cuidado apenas com a concordância de número (uso devido do plural).

Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente