Os assuntos relacionados à adultização infantil têm gerado polêmica principalmente entre os pais. Para compreender a problemática acerca desse assunto é preciso considerar os diversos fatores envolvidos nesse processo, que envolve crianças, adultos, a sociedade e a mídia atuando como influenciador(es) dessa sociedade.
Atualmente, as crianças estão deixando de viver as experiências típicas da infância para saborear cedo demais o mundo adulto. Salto alto, maquiagem, bijuterias e acessórios são desenvolvidos e fabricados especialmente para o público infantil, gerando um impulso consumista e dando às crianças a sensação de que já são adultas e que devem agir e serem tratadas como tal. Esse novo comportamento infantil leva também a (à) erotização precoce, não só causada por esse consumismo como também pela influência da mídia musical, que vende cada vez mais artistas e músicas promovendo a sexualidade e a sensualidade das crianças.
Toda essa pressão social feita pela mídia e também pelas crianças umas nas outras está acarretando um fim precoce da infância. O período da infância tem seus objetivos: dar liberdade ao indivíduo para construir suas características, sua personalidade, viver uma vida sem as responsabilidades genuinamente pertencentes aos adultos. É um momento no qual a criança desenvolve relações sociais e começa sua aprendizagem para viver em sociedade.
Além disso, crianças que não vivem sua infância com plenitude podem vir a ser adultos problemáticos, infantilizados; pois não puderam passar pelas fases de amadurecimento da forma correta. Por isso, a questão da adultização deve ser tratada como uma questão social e deve ser combatida, deve-se respeitar as fases da vida do individuo. É trabalho dos pais – e de todos que participam do núcleo familiar - ficar atento(s) às atividades dos filhos e preservar as suas infâncias.
Comentários do corretor
Bom texto, com ideias claras, bem escritas e bons argumentos. As características do tipo de texto foram respeitadas e o tema foi tratado de forma satisfatória. Cuidado apenas com a concordância de número (uso devido do plural).
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |