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Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 17/11/2013

Status:

Corrigida
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Desde No período da industrialização as crianças eram obrigadas a agir como adultos, assumir responsabilidades, arcar com as despesas em casa, cuidar de seus irmãos. Obrigações que não deveriam fazer parte do cotidiano de desenvolvimento de uma criança. E essa realidade vem se repetindo nos dias de hoje, só que de outra forma e manipulada principalmente pela mídia.

Está se tornando comum ver nos dias atuais*, crianças pulando etapas no processo de desenvolvimento. Tal acontecimento, em grande parte, é influenciado pela mídia que tem muita facilidade em persuadir as crianças que não tem têm discernimento pra saber o que é necessário ou não para elas. Com isso a mídia aproveita para “empurrar” produtos que fossam forçam a adultização das mesmas, como sutiãs com enchimentos, sandálias de salto alto, maquiagens, dentre outros produtos que de nada as servirão.

Outro grande culpado por esse processo de adultização fora de tempo é o avanço tecnológico, que trás traz consigo muitos utensílios que influenciam na formação da criança. Músicas com palavras obscenas, letras pornográficas e danças sensuais, filmes e jogos eletrônicos em que o tema principal é a violência que desenvolve comportamentos agressivos, provoca a distorção da formação de conceitos éticos, sociais e morais, como também o acesso a redes sociais que oferecem todos os tipos de conteúdos e a exposição das crianças a temas impróprios para elas.

Tais acontecimentos podem gerar graves consequências no desenvolvimento das crianças, podendo acarretar problemas psicológicos e sociais na formação do adolescente, que terá dificuldades de relacionamento e até mesmo de auto aceitação. É fundamental que cada fase da vida seja vivida de forma intensa e de acordo com seu tempo, respeitando o processo de evolução de cada fase da vida.

Comentários do corretor


* o gerúndio "está se tornando" já dá a ideia de tempo presente, por isso "nos dias atuais" torna-se uma construção desnecessária.

Em geral, texto bom, em acordo com o tema proposto. No entanto, o texto dissertativo demanda a discussão de possíveis soluções para a problemática abordada, o que não foi feito em seu texto. Você poderia ter desenvolvido melhor sua dissertação.

 

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente