Adultização: desnecessária e prejudicial - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 15/11/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em todos os lugares, as crianças de hoje estão sujeitas a uma pressão imposta pela própria sociedade, famílias e pela mídia para que sejam modelo e exemplo de civilização, responsabilidade e imunes aos erros que as gerações adultas atuais levaram certo tempo para assimilar e aprender. O processo que é chamado de adultização não é bem visto e, se não combatido poderá prejudicar a formação dos futuros adultos.

Os pais e a própria sociedade não se dão conta da pressão que existe para que seus filhos cresçam mais rápido, a maioria até age como catalisador deste sentimento que abarca os pequenos. Hoje em dia, roupas e sapatos cada vez mais adultos e desconfortáveis, que inclusive agridem a saúde fazem parte do cotidiano, exemplificando. Até mesmo a forma de se expressar com palavras e comportamento, muitas vezes são estimulados visando a adultização. Cedo já temos um adulto, entretanto frente a face de segurança aparente, existe um pequeno que não está pronto, mas nem ele sabe disso. Os pais e a sociedade em si, fortifica este esta que já é uma tendência das crianças: de pular etapas. Desse modo noções de responsabilidade, de ética, de moral podem não serem bem adquiridas.

Em todos os lugares se constrói uma nova releitura do que chamamos de infância, muitas vezes, marcadas pela influência midiática. A mídia, neste contexto está manipulando fortemente estas gerações, como por exemplo, na programação destinada às crianças, onde as meninas se deparam com personagens femininas adultas, com claras referências da busca incessante pela beleza inatingível atual e os meninos com desenhos onde a violência impera nas mais diversas formas de luta do “bem contra o mal”. Entretanto como sabemos, a exposição e influência são muito maiores e esta presente nas inovações do vestuário, nas músicas maliciosas que já fazem parte do repertório infantil e até mesmo nos brinquedos.

Hoje em dia, cada vez mais cedo as crianças passam a repudiar o mundo infantil para tentar a todo o custo parecer mais adultos. O ser criança se perdeu e seu valor foi banalizado. Já não é mais essencial estar confortável para brincar, ter um tempo para usar a criatividade, inventar histórias não criveis e a partir de uma série de pequenas coisas que compõem a infância ir construindo a sua identidade adulta. Esta fase da vida é de extrema importância e será muito lembrada, por isso é necessário que haja equilíbrio para haver uma vida saudável. Encorajar as crianças a serem absolutamente adultas desde cedo é uma forma de privá-las de crescer de uma forma mais simples, amadurecendo a seu tempo e tornando-se um ser cuja humanidade será estimada.

Comentários do corretor


Seu texto problematiza a questão, mas não traz possíveis soluções para o problema, o que é esperado em um texto dissertativo.

No geral, boa escrita, com bom uso do vocabulário, falhando apenas em alguns trechos relacionados à concordância.

 

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente