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Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 14/11/2013

Status:

Corrigida
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Atualmente vivenciamos uma época em que os pais estão cada vez mais ocupados com o trabalho, as angústias do dia a dia e, dessa forma, têm pouco tempo para se dedicar à educação dos filhos. Estes, por sua vez se tornam mais livres para fazer escolhas, mas também se tornam mais vulneráveis às influências negativas dos meios de comunicação, destacando-se a mídia televisiva como o mais importante.

As crianças brasileiras estão entre as que mais assistem à televisão no mundo, com uma média impressionante de mais de 5 horas por dia, segundo levantamento do Ibope 2011. Como a maioria só tem acesso aos canais vulgares da TV aberta, essa exposição excessiva acarreta inúmeros problemas, dentre os quais está a adultização infantil. Os “pequenos” se espelham nos personagens de novela, querendo se vestir igual a adultos, sem falar das campanhas publicitárias que promovem a erotização da imagem infantil, além de estimular o consumo desenfreado.

Um exemplo, atípico para o Brasil, de adultização infantil acontece na Coréia do Sul. Lá, desde cedo as crianças são estimuladas a competir, na escola, por melhores notas e excelência em todos os sentidos sobre os outros colegas, visando ao ingresso nas melhores universidades. Essa cultura educacional colabora muito com o desenvolvimento do país; sobrecarrega, contudo, jovens despreparados para enfrentar responsabilidades que não condizem com sua idade, uma vez que lhes é tolhido o direito fundamental de ser criança. Assim, promove-se uma maturação precoce que pode provocar sérios problemas psicológicos, tais como ansiedade, depressão.

É muito importante garantir o direito de as crianças vivenciarem todas as etapas de seu crescimento e, aos poucos ensiná-las valores mais humanos e menos materialistas. Ser feliz nada tem a ver com possuir bens materiais e status social. Também é imprescindível aos pais impor limites em relação aos desejos de consumo dos filhos, bem como as informações midiáticas, cujo acesso é fácil.

Comentários do corretor


Excelente domínio da linguagem padrão da língua portuguesa, assim como da estrutura que se espera de um texto dissertativo. Suas ideias foram expostas de forma clara e objetiva. 

Parabéns! Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 10


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente