“Tevê colorida fará azul-rósea a cor da vida?”, nessa frase de Drummond nota-se a dúvida quanto ao benefício dessa nova tecnologia. Essa, outras ferramentas e práticas da pós-modernidade estão levando à adultização das crianças, pois a sociedade e a família, por vezes, não protegem e respeitam a fase da infância. Por isso, devem-se analisar questões e elucidar fatos, no intuito de propor soluções cabíveis que revertam essa situação.
Cabe apontar, assim, o preocupante cenário de imposição e aceitação. No filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, nota-se a crise psíquica causada pelo trabalho repetitivo que consome a energia e tempo do trabalhador. Da mesma forma, hoje pais e educadores impõem tarefas, atividades e obrigações exacerbadas às crianças. Além disso, a mídia e alguns empresários usam a propaganda para criar necessidades e hábitos consumistas nesse público, e os pais, muitas vezes, são coniventes devido ao não pensar sobre as consequências relacionadas. Essas situações são evidentes no fato do público infantil possuir agenda lotada de compromissos diários, além das imitações de vestimentas e comportamento característico de adultos.
É importante indicar, ainda, os danos que essas práticas podem trazer a eles. Em uma polêmica recente, a empresa Disney comercializou sutiãs de enchimento para meninas a partir dos 4 anos. Esse caso não só revela a erotização precoce como também indica que casos de depressão e ansiedade já são realidade para esse público, uma vez que as meninas passam a ter preocupações e necessidades que antes só atingiam os adultos. Ademais, a má alimentação e obesidade são, também, reflexos da absorção do hábito da refeição rápida dos adultos.
A fim de mudar essa realidade, é viável que os gestores públicos implementem festivais de cinema que elucidem a problemática para comunidades e educadores, além da coesão de ONGs e indivíduos na cobrança da efetivação das leis que protejam a integridade infantil e na denúncia de casos de abuso. Com isso, haveria a exclusão da interrogação da frase de Drummond e de outras que põem em dúvida os benefícios das práticas modernas para, principalmente, as crianças.
Comentários do corretor
Bom texto, com exemplos elucidantes sobre o tema e ideias claras e bem escritas.
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |