A infância é uma fase essencial para a formação do caráter e da personalidade do individuo. Onde cada experiência pode significar amadurecimento psicológico ou trauma. Dentre os problemas sociais vividos atualmente*
Concursos de misses mirins são um grande exemplo de como a infância tem sido agredida. Meninas entre 5 e 13 anos são lançadas em um mundo que tem como princípio um padrão de beleza irreal e inatingível. Muitas vezes com rotinas apertadas e sem tempo para atividades normais para a idade. (,)Essas meninas crescem rodeadas por excessos.
Bombardeados com conteúdos eróticos, meninos e meninas são instigados a ter experiências impróprias para sua idade. A sexualização (,) assunto difícil de ser abordado por adultos, está cada dia mais presente na vida dos jovens. Seja na novela das oito que mostra cenas de sexo explicitas ou nas vitrines de lojas infanto-juvenis que ditam uma moda vulgar que expõem jovens a assédios.
A exposição precoce de jovens a conteúdos e hábitos de adultos tem efeitos negativos para as crianças que convivem com os mini-adultos. Já que podem ser hostilizados por não se portarem da mesma forma. (,)O que pode afetar o desenvolvimento e trazer prejuízos emocionais irreparáveis.
Por isso é importante respeitar este período de transição e desenvolvimento, físico e mental.Cabe aos pais e a à sociedade como organismos atuantes, formar e guiar os jovens para a vida adulta, na hora certa e com a bagagem necessária. Como solução, campanhas de valorização a à infância promovidas pelas escolas, trabalhando com oficinas e gincanas, pinturas e trabalhos culturais que despertem o interesse e orientem os jovens e suas famílias para atividades sadias e benéficas. E um estado Estado que cumpra com o papel de punir e monitorar aqueles que, visando lucro, manipulam e alienam o futuro do país. Aqueles que sem critério e sem consciência social descaracterizam a infância para criar novos mercados. São as chaves para solucionar um problema social que está crescendo em nossa sociedade.
Comentários do corretor
*Trecho descontextualizado, sem sentido.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação do texto e ao uso da crase. No geral, o texto apresenta bons argumentos acerca da temática proposta.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |