Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde as informações são disponibilizadas com grande velocidade, devido, principalmente, à flexibilidade dos meios de comunicação e das mídias sociais em geral, a criança tem adquirido papel de destaque. É interessante observar o recente reconhecimento do importante papel que a criança desempenha na sociedade. Todavia, a “adultização” infantil, além de exaltar a função dos pequenos em meio aos adultos, os torna, ironicamente, meros consumidores, manipulados pelas tendências do mercado.
Analisando a história humana, percebe-se que antes da revolução tecnológica e da consequente inserção significativa das crianças na vida adulta, estas representavam papel secundário na sociedade. Atualmente, elas passaram a ter mais representatividade na vida cotidiana, ao se apropriarem das novas ferramentas de interação com o mundo exterior – fato que impacta grandemente a estrutura social. No entanto, há um problema no modo como a mentalidade das crianças está sendo forjada.
O mundo globalizado, embora contribua para a flexibilização da vida, também funciona como uma armadilha capitalista - fazendo, agora, das crianças alvo essencial. Através das redes sociais e sites diversos, muitas empresas fazem uso da propaganda para conquistar a simpatia dos pequenos, que, por ainda estarem desenvolvendo uma personalidade, acabam sendo facilmente manipuláveis. Assim, diante da proposta capitalista, as crianças são tomadas como consumidores, tendo a sua mentalidade banalizada.
Portanto, diante da evolução tecnológica, que proporcionou grande dinamismo através das diversas ferramentas de interação entre as pessoas, as crianças conseguiram se inserir de modo mais relevante na sociedade, equiparando-se aos adultos em alguns aspectos. Entretanto, devido à vulnerabilidade natural da infância, tornaram-se mais uma “peça” do sistema capitalista, tendo suas mentes manipuladas para aderirem às diversas formas de consumismo.
Comentários do corretor
Bom domínio da linguagem padrão e ideias expostas de forma clara. No entanto, o tema exigia um pouco mais de reflexão não apenas sobre as crianças como consumidoras, mas algo mais abrangente. Dentro do tema proposto, seu texto ficou muito restrito a um aspecto apenas.
A dissertação também demanda uma discussão maior sobre as possíveis soluções para a problemática abordada, o que não foi feito em seu texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |