Vivemos em uma sociedade marcada pelo numero cada vez maior de crianças que assumem responsabilidades, disputam competições e tentam se tornar cada vez mais competentes, estas estão se tornando pequenos adultos, fato este conhecido como a adultização infantil. Vemos que a mesma sociedade que legitima esse ser social usa de poder para manipulá-la e sujeitá-la manipulá-lo e sujeitá-lo* a pressões sociais. E percebemos que tudo indica para uma infância a caminho do desaparecimento onde vestir uma criança e produzi-la como adulto é deslocá-la da fase em que ela deveria estar e jogá-la no universo adulto.
As mídias são atualmente fortes instrumentos de influência e manipulação na educação e construção desses novos seres adultizados, pois assistem aos mesmos programas de televisão e falam a mesma linguagem dos adultos(.) onde programas televisivos mostram danças sensuais e, canções e músicas que não são infantis (,) além de crianças que trabalham e apresentam programas infantis. Uma vez que ocorre a influência deste mundo tecnológico, onde as crianças cada vez mais cedo são iludidas por estarem sempre ligadas a este meio de adultos.** Os jogos infantis são repletos de violência, campeonatos infantis que antes eram apenas momentos de lazer, hoje são motivo de cobrança por excelentes resultados.
As maquiagens, roupas e calçados, copiam o adulto como se os gostos fossem os mesmos. Com palavras obscenas já fazem parte do repertório preferido dos pequenos. Maquiagem, salto alto, e pequenas versões de mulheres adultas, é o comportamento mais observado em meninas, frequentar semanalmente salões de beleza e clínicas de estética já virou hábito de muitas crianças, com a concordância de suas famílias. Todavia os meninos adquirem palavreado vulgar (,) acompanham o estímulo de pais e colegas, permissivos à prática sexual, cada vez mais sexo, e com maior número de garotas. E isso certamente trará graves consequências no futuro, como um vazio pela perda da vivência saudável de uma fase da vida que não volta mais. Onde o interesse econômico tem um grande papel influenciador, visando educar as crianças a serem consumidores em potencial e cada vez mais cedo.
Sem políticas governamentais direcionadas a conter a adultização, a pouca segurança e a falta de cerceadores que consigam balizar de forma eficaz o que a indústria visual exibe, contribui contribuem para o aumento de crianças adultas. As consequências da adultização se apresentam no aumento do número de vítimas de abortos e gravidez indesejada, além de crimes hediondos cometidos por infratores cada vez menores.
Nessa perspectiva políticas governamentais direcionadas a conter a adultização devem ser criadas, onde*** produtos voltados a adultos devem ser proibidos a estes pequenos cidadãos, além de precisar rever a questão de crianças trabalharem, como o caso de programas com apresentadores infantis. Também cabe aos pais interferirem com firmeza e equilíbrio nesse processo impedindo esse crescimento acelerado e desrespeitoso de seus filhos e respeitando seu processo natural de desenvolvimento.
Comentários do corretor
* Os termos correspondem a "ser social", e ser é um termo masculino. Atenção à concordância de gênero.
** Uma vez que as crianças... observe que o ponto final foi usado antes do término do raciocínio, deixando o trecho incoerente. Atenção para a pontuação do texto, ela é essencial para que as palavras ali colocadas façam sentido.
*** Onde dá ideia de lugar. Utilize-o apenas neste caso, em todos os demais seu emprego é inadequado.
Seu texto aborda o tema proposto e está de acordo com a estrutura esperada em uma dissertação, mas é preciso organizar melhor as ideias antes de colocá-las na tela, observar se todas as frases e argumentos estão completos, de modo que o leitor realmente entenda o que se quer dizer. Em alguns trechos seu texto ficou incoerente. Atenção também ao uso correto de pronomes e advérbios, e à pontuação correta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |