A nova infância - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 10/11/2013

Status:

Corrigida
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    O processo de adultização infantil tem se tornado,notadamente nos últimos anos,cada vez mais comum,atingindo diversos países e classes sociais.As crianças,seja por meio de roupas,calçados,músicas ou  do comportamento (,) demonstram nitidamente o anseio em alcançar o mais rápido possível a fase adulta.

   Essa busca frenética tem provocado intensas mudanças,sobretudo na forma  como a infância passou  a ser encarada.Os pais,maiores influenciadores desse novo comportamento,muitas vezes vêem no filho uma forma de realização pessoal ,atribuindo  a ele atividades e responsabilidades incoerentes com a sua idade.

   É fato que sempre existiu um certo fascínio das crianças pelo mundo adulto,no entanto o que observa-se atualmente é que virar adulto tornou-se o maior objetivo de muitas delas.
As brincadeiras,a ingenuidade e as fantasias próprias da fase infantil e essenciais no desenvolvimento humano tem sido colocadas em segundo plano em detrimento de uma rotina cheia de compromissos: escola,cursos complementares,salão de beleza,academia,entre outros.Nesse cenário,doenças,preocupações e problemas típicos de pessoas mais velhas tem  têm acometido e se  tornado algo corriqueiro na vida de inúmeras crianças.Exemplo claro é o crescente número delas com sintomas de depressão e estresse.

   O desenvolvimento capitalista e o consequente consumo exacerbado de bens materiais afeta direta e negativamente as diversas faixas etárias,constituindo no caso das crianças uma problemática ainda mais grave,uma vez que o seu senso crítico e a sua capacidade de discernimento ainda não estão plenamente desenvolvidos.

    Diferentemente do que muitos insistem em afirmar, as crianças de hoje não são mais inteligentes ou mais desenvolvidas ,na realidade,o que as diferenciam das crianças de outras épocas é,sem dúvidas,o acesso às informações e tecnologias.Desse modo,cabe aos responsáveis por elas impor limites e ensinar  a melhor forma de conviver com as mudanças que a sociedade está passando. Fornecendo condições para um desenvolvimento saudável,sem “pular” etapas.Afinal,cada fase da vida é importante e não há vantagens em acelerar um processo  que acabará ocorrendo de qualquer forma.

Comentários do corretor


Argumentação excelente! Clareza de ideias, persuasão, bom domínio da linguagem padrão! Parabéns!!

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente