O papel da criança na sociedade altera-se com o decorrer dos séculos. Dessa forma, durante o século XVII , o período da Revolução Industrial foi marcado pela exploração da mão-de-obra infantil. Já na contemporaneidade, a adultização infantil transformas nossas crianças em consumidores assíduos e os insere precocemente na vida sexual.
A respeito de formação ideológica, a mídia e a indústria têm importante participação e criam, indubitavelmente, paradigmas padronizados. Certamente, as maiores vítimas desse processo são as crianças, que são direcionadas a terem determinadas preferências para que consumam cultura de massa e produtos industrializados , os quais, até então, eram dirigidos ao público adulto.
Além disso, outro fato notório é o grande número de adolescentes gestantes, principalmente, nas famílias de baixa renda; devido a à banalização do sexo que vem ocorrendo em todo o país com artistas que promovem pornografia velada. Tal fato denota o despreparo de pais e pedagogos em orientar as crianças e adolescentes, os quais, naturalmente, são ansiosos para ingressar na vida adulta.
Portanto, apesar de estarmos em tempos de diversas precocidades, é necessário que pais e responsáveis eduquem e imponham limites, a fim de que as crianças não percam sua infância e tornem-se adultos antes do tempo regular.
Comentários do corretor
Bom texto, porém os argumentos poderiam ter sido melhor explorados. Exercite seu senso crítico e persuasão!
Atenção para o uso da crase.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |