Ser humano em formação - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 09/11/2013

Status:

Corrigida
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                É indiscutível que o período da infância deve ser preservado pelos responsáveis. Isso porque quando se pensa em uma criança de imediato a relacionamos ao comportamento ingênuo. Além disso, pelo fato de elas não terem têm *uma estrutura psicológica para se portarem como pessoas adultas. Ainda, não convêm aos pais deixar os pequenos serem vítimas da mídia, a qual somente visa angariar lucros.

                    Não se deve permitir que as crianças percam a ingenuidade. Esta pode ser retratada no modo de brincar, quer seja com uma boneca, ou mesmo com um carrinho, ou até mesmo no modo de se expressar. Esse sim é o jeito de ser criança, o qual está sendo alterado pela sociedade moderna.

                      Além disso, o fato da criança viver experiências próprias de adultos pode influenciar na sua qualidade de vida quando se tornar adulta. A exemplo disso, podem-se citar experiências como músicas obscenas, roupas que estimulam precocemente a sexualidade, entre outros fatores. Essas situações desenvolvem desde cedo nas crianças o sentimento malicioso, em alguém que ainda não possui base psicológica para administrar esses momentos próprios de  quem é maior de idade.

            Ainda, a mídia age como uma grande vilã na vida das crianças. Isso porque elas são induzidas a consumir, que muitas vezes nem são com artigos infantis, mas sim de adultos, como celulares, roupas e calçados. Assim fica claro que se os pais não tiverem vontade de coibir tal postura, as crianças ficam reféns da mídia, a qual não demonstra responsabilidade social, somente visa a lucros.

Conclui-se que a infância é um direito da criança. Para não ser ceifado, deve-se zelar pelo comportamento inocente das crianças; evitar o desenvolvimento de atitudes adultas e monitorar o acesso à mídia, preservando dessa forma o ser humano em formação.

 

Comentários do corretor


* Observe que ao substituir "pelo fato de elas não terem" por "elas não têm", é possível passar a mesma ideia, de forma mais objetiva e mais persuasiva. 

 

Bom texto! Explora bem a temática proposta.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente