Ipods, Ipads, Tablets, Iphones, Smartphones, dentre outros aparelhos digitais responsáveis pela ligação entre o mundo real e virtual, são cada vez mais encontrados nas pequenas mãos de quem há pouco tempo, sabia apenas manusear um carrinho de madeira ou uma boneca de pano. Além disso, essas mãozinhas também são as mesmas que passam batom, rímel e blush, sem esquecer os alisamentos artificiais de cabelos saudáveis de dar inveja a qualquer adulto desprovido dos benefícios de ser criança.
Pequenos adultos têm demonstrado um comportamento diferente do esperado, enquanto seus pais, cegos de comoção diante da perspicácia de seus filhos apesar da idade, não o percebem. Para entender o que está havendo com esta geração de baixinhos, bastaria assistir dez minutos de um programa infantil qualquer, para notar o turbilhão de propagandas de brinquedos que "brincam sozinhos" com o simples pressionar de um botão, instigando o consumismo desde pequenos, dentre outras propagandas que mostram artistas e dançarinas com roupas sensuais e "xuquinhas" lembrando que o público alvo é o infantil, cantando músicas com letras que não costumavam ser direcionadas a esta plateia.
O resultado são crianças preocupadas com a aparência, com a estética, crianças que esqueceram-se de como se brinca, acostumadas a estarem sempre com os olhos colados em uma tela virtual, desacostumadas a interagir, correr, pular, fazer travessuras que crianças normalmente fariam. Em que o brinquedo que acabam de ganhar nunca é o suficiente pois já existe outro com mais dispositivos do que este passando na televisão. Vê-se crianças falando palavrões, vestidas com roupas quase eróticas por conta dos modismos, da influência da população adulta que está cada vez mais misturada com a infantil.
As crianças estão gradativamente se passando por adultos, seja na forma de vestirem-se, portarem-se, no domínio tecnológico e virtual ou no comportamento consumista implantado à elas através do capitalismo televisivo. Está faltando um pouco mais de infância, de brincadeiras de pega-pega e esconde-esconde, um pouco mais de risada, um pouco mais de criança.
Comentários do corretor
Você diagnosticou o problema, dando exemplos de sua evidência, mas faltou discutir possíveis soluções, o que também é parte de um texto dissertativo bem elaborado.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |