Não é raro encontrar crianças com celulares nas mãos ou vestidas como adultos, esse fenômeno recebe o nome de adultização infantil, e pode ser considerado uma consequência da grande inflencia influência que a mídia e a sociedade tem têm sobre a vida das crianças. Logo, um quadro, de certo modo natural, se instala no DNA da sociedade.
Historicamente falando, pode-se afirmar que a adultização sempre existiu. Antigamente, as meninas tinham que brincar de boneca e casinha, isso porque a sociedade impunha essas brincadeiras, já que elas deveriam, futuramente, serem boas mães e donas de casa, fenômeno que pode ser considerada considerado uma forma de adultização.
A sociedade atual se alterou muito, hoje, os costumes e a vida diária são muito distintos de alguns anos atrás, como o modo instintivo e natural da criança é imitar os adultos, se esses alteraram seu modo de agir, eles também os vão alterar alterá-los. A mesma sociedade impõe medidas, onde só quem as segue tem um bom padrão social, exemplificando, um pai só será bom se ensinar seus filhos a jogar videogame ou uma mãe so será boa se deixar seus filhos sempre bem arrumados, alterando o comportamento não só dos pais, mas, principalmente das crianças.
A mídia é outro (fator) influente na vida das crianças, já que atualmente é usada como educadora, e implantam nelas um modo de pensar e agir, é ela que, por exemplo, define se um brinquedo é legal ou não, os considerados bons, na maioria das vezes, imitam a vida moderna de um adulto (celular, maquiagem, videogames, tecnologia, etc.), alterando o modo de agir das crianças.
Conclui-se que, de certo modo, a adultização é um fenômeno antigo e natural, já que instintivamente a criança imita o adulto. Se quisermos que as crianças passem a agir como as das gerações passada, devemos nós alterar o (nosso) modo de agir, já que elas não passam de “cópias” dos adultos. A sociedade altera seu modo de agir e pensar, e, consecutivamente, as crianças também, fenômeno que deve ser considerado natural e inevitável.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema de forma satisfatória, com argumentos bem desenvolvidos. No entanto, é preciso atenção à gramática, especialmente em relação à concordância de gênero e número (feminino e masculino, singular e plural).
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |