Onde estão as crianças? - Banco de redações


Adultização infantil: uma realidade que deve ser combatida?

Enviada em: 07/11/2013

Status:

Corrigida
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As crianças de hoje não são como as crianças de antigamente. Muitas são as influências que fazem com que nossas crianças não vivam a infância como deveriam viver, por exemplo (,) o acesso rápido e fácil de a informações, a mídia. Mas, será que os pais também não têm responsabilidade nisso tudo?

Como o passar do tempo, tudo mudou, até a forma das crianças se comportarem mudou, a educação recebida mudou. Mas, infelizmente, não mudou para melhor, pois as crianças amadurecem antes do tempo. Elas não querem mais saber de brincar na rua, ou as meninas de boneca, os meninos de carro. Agora, a moda são dos aparelhos eletrônicos, cada vez mais modernizados. Esse acesso facilitado deixa as crianças e jovens consumistas compulsivos, além de permitir o conhecimento precoce sobre sexo e drogas, por exemplo.

As redes sociais são livres, nelas podemos encontrar temas, discussões e pessoas de todos os tipos. E isso, com certeza, representa perigo, pois ficam a vida e a rotina da pessoa expostas na rede, podendo ser alvo de pessoas mal intencionadas. E as crianças ficam eufóricas para registrar tudo em fotos para colocar, por exemplo, no “facebook”. Ficar de fora é está estar desatualizado. Absurdo semelhante são as programações televisivas apelativas em horários inadequados, como exemplo a novela Carrossel do SBT que de infantil não tem nada, visto que tem atores infantis de diferentes níveis sociais, em que há humilhação entre eles, além de namoro.

Com todo esse assédio externo, fica bem difícil segurar a criança e deixá-la apartada de tudo. Mas os pais podem controlar isso de alguma maneira, pelo menos devem fazer a parte deles. Às vezes as mães induzem a vaidade adulta na criança sem nem perceber, quando compram uma roupa mais jovem do que infantil, quando permitem que as crianças se maquiem todos os dias para irem à escola. Quando permitem que dancem ritmos musicais com movimentos sensualizados.

Cabe aos pais serem mais amigos dos seus filhos, participarem mais da vida deles, e cabe a à mídia oferecer programações concordantes com aquilo que uma criança precisa saber, enfim, incentivos aos estudos, a àamizade, ao respeito para com o outro, a à tolerância com colegas e amigos, dentre outros. Ou seja, fazer com que eles vivam cada fase ao seu tempo, pois a maturidade antes da hora, pode ser bastante prejudicial. Que tenham acesso sim a à modernidade, mas de maneira saudável. As crianças precisam ter a pureza e ingenuidade de criança, onde cada gesto é único.

Comentários do corretor


Atenção à escolha coerente dos termos, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.

Bom texto, com reflexão bem desenvolvida sobre o tema e respeito à estrutura típica da dissertação.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente