Há algum tempo estamos presenciando diversas discussões sobre a questão de a maioridade penal ser ou não alterada. Metade da população encontra-se posta a favor ao passo que a outra metade contra. Os que defendem a diminuição acreditam que os jovens devem aprender desde cedo a arcar com as conseqüências [consequências] geradas pelas suas escolhas, os que se encontram do lado oposto crêem [creem] que o correto é educar o jovem desde cedo para que não haja necessidade de medidas socioeducativas.
Para algumas pessoas [,] com [a] redução da maior idade penal [,] a criminalidade iria diminuir, já que grandes partes [grande parte] dos criminosos da atualidade encontram-se [encontra-se] na faixa etária de 13 a 17 anos, e para estas mesmas pessoas a única maneira de estagnar a criminalidade entre esses jovens seria reduzindo a maior idade.
Alguns teóricos afirmam que [,] ao diminuir a maior idade penal [,] os jovens abaixo dessas estáticas seriam induzidos de maneira quase que automática ao mundo do crime através daqueles que já praticam a criminalidade a [há] mais e tempo e são mais velhos do que estes.
É muito complicado encontrar um lado para se interpor nesse caso [,] já que o assunto gera muita polêmica. Caso haja a redução com certeza os jovens abaixo da nova maior idade serão coibidos a entrar no mundo do crime. Por outro lado [,] se não houver a redução [,] a criminalidade permanecerá a mesma e a tendência é aumentar. Por isso fica um pergunta para as autoridades: é preciso educar cedo para que não precise punir ou punir jovens na tentativa de (re) educá-los?
Comentários do corretor
Assim como no vestibular, aqui a redação que foge ao tema recebe nota Zero. Atente à proposta de redação e adeque-se ao tema proposto!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
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