Com a tecnologia em constante avanço, temos vários prós e contras, e a espionagem é um desses temas em que precisamos enxergar com maior profundidade seus benefícios e malefícios. Como o caso de espionagem do governo dos EUA [,] á [há] diversas outras nações, como o Brasil, que vem [vêm] a [à] tona esse tema, do quão é necessário [necessária] a espionagem, e seus limites entre o público e o privado.
Sabemos que desde o atentado terrorista em 2011, os Estados Unidos elabora [elaboram] uma grande defesa contra novos atentados, e está incluso a espionagem á [a] diversas nações, o que pode ser um grande aliado ao país, para se previnir de futuros ataques, mas também pode ser usada contra outros países como ''invasão'' de privacidade [,] o que beneficiaria a nação americana em diversos aspectos econômicos. É de fato que nós Brasileiros não gostamos nem um pouco de saber que estamos sendo espionados, assim como também o próprio governo brasileiro, que tem se manisfetado nada satisfeito com o caso ocorrido, o que tornou a relação desses dois países um pouco comturbada.
É [São] acontecimentos como esse que nos faz [fazem] pensar o quão frágil é nossa tecnologia não tão avançada em questões de segurança, e [segurança] nos faz pensar também em questões éticas e morais, em o que vos dá o direito para sermos invadidos? Tudo há um limite, ''prevenção contra terrorismo'' não é motivo para invadir emails [e-mails] e conversas privadas de brasileiros e autoridades. Mas [,] infelismente [infelizmente] [,] estamos sujeitos á [a] situações como essas, quando decidimos nos conectar.
Portanto [,] o que nos falta é proteção, ações contra esse tipo de acontecimento, leis que estabeleçam regras e punições. Talvez até uma tecnologia de segurança mais avançada, como uma própria rede de email [e-mail] inteiramente Brasileira [brasileira] . Só assim para certos países perceberem que apesar de parecer invisível para eles, existe sim uma certa linha que separa público e privado.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. No entanto, a estrutura do seu texto desenvolveu-se em meio a períodos longos e delongas que não beneficiaram a construção do raciocínio. Além disso, é preciso construir uma linha argumentativa mais bem embasa. Dessa forma, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente à norma padrão da Língua Portuguesa.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |