Todos querem proteger sua nação e seu povo, contudo, para tal [,] alguns países como os EUA esquecem-se de algumas regras básicas presentes nos direitos humanos, como a privacidade [,] a dignidade etc. Para proteger alguns, muitos tem [têm] seus dados violados e seus direitos negados.
Essas revelações causaram indignação em todo o mundo: no Brasil [,] a presidente cancelou sua visita aos EUA, na Alemanha houve protestos e catas [cartas] de repúdio foram enviadas dos mais diversos países. Ainda assim a NSA continua espionando o que fazemos, quando fazemos e como fazemos.
Inicialmente, em sua defesa, o governo dos EUA alegou que a espionagem os permitia [permitia-os] se precaver contra terrorismos, dado [dada] a trágica história do país nesse quesito. Reportagens publicadas posteriormente, contudo, mostraram que não se trata apenas de segurança nacional. Os EUA espionaram a Petrobras interessados em suas imensas reservas de petróleo. Não se trata apenas de segurança, se trata [trata-se] de milhões e milhões de dólares.
Visto isso, é obvio que é necessário que o governo brasileiro tome as medidas cabíveis, já que os interesses da nação estão em jogo. Para tal é preciso investir mais em segurança informática, criar [criando] um sistema de defesa cibernética. Isso porque se antes as disputas comerciais levam [levavam] os soldados aos campos de batalha [,] hoje elas são feitas por hackers que roubam segredos comerciais etc.
Ainda nesse contexto é preciso que o Brasil use seu status de 6ª maior economia do mundo para ajudar a aprovar na ONU tratados internacionais que dificultem os países imperialistas de explorarem os mais fracos e roubarem suas riquezas. Deve-se aproveitar que o problema esta [está] em foco para discuti-lo, pois como ironicamente já disse o presidente americano John F Kennedy: ‘’A hora certa de consertar o telhado é quando faz sol. ’’
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes à problemática, respeitando a estrutura do texto dissertativo. O que faltou foi uma discussão mais ampla em torno da questão da espionagem, que não se limitasse apenas ao recente caso dos EUA. Além disso, será que a solução proposta é uma medida possível de ser realizada? Será que basta promover discussões na ONU para que os "países imperialistas deixem de explorar os países mais pobres?" Lembre-se de que no Enem são pedidas para a proposta de soluções medidas que podem ser concretizadas.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |