Espionagem Americana - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 25/10/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

Após a Segunda Guerra Mundial, a necessidade dos países em [de] desenvolver mecanismos que facilitassem a comunicação fez aparecer no mundo contemporâneo uma geopolítica onde [em que] a tecnologia e a interação são requisitos cruciais para o desenvolvimento, entre outros aspectos, do sistema capitalista.

Desta [Dessa] forma, observa [observam]-se que  grandes potências mundiais [,]  como Estados Unidos, acabam por burlar o direito ao privado. Esta [Essa] situação foi alegada por Edward Snowden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, no qual foi revelado o programa de espionagem. Este tinha como intuito invadir a privacidade de nações vizinhas, investigando empresas de grande relevância econômica, assim como, autoridades [sem vírgula].

Nota-se [,] então, que a falta de ética e comprometimento acaba por fragmentar relações confiáveis existentes entre as nações. Um dos países alvo [países-alvo] foi o Brasil, onde a presidente Dilma Roussef [Rousseff] e a Petrobrás [Petrobras] foram monitoradas, gerando indignação por parte da sociedade. Esta deslealdade mostra que no capitalismo o que predomina é o desejo insaciável de soberania, já que nenhuma justificativa plausível foi apresentada pelo governo estadunidense.

Portanto, é necessário que haja a conscientização de países que detém [detêm] tal tecnologia, visto que para construção de um mundo altruísta e respeitável, delimitar o público e privado é imprescindível. Mas, diante desta [Mas diante dessa] conjuntura é pertinente também a criação de políticas públicas que fomentem a segurança dos países. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. Contudo, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, retrospectivas históricas etc.) e proponha uma proposta de solução consistente,  que seja possível de ser realizada e que seja uma medida concreta. Conscientização seria o resultado de uma medida concreta para resolução do problema!

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente