O homem sempre se mostrou motivado às conquistas, no tempo de “Alexandre [,] o Grande”, conquistar as províncias era sinal de poder. No século XV [,] conhecedores das navegações, dominavam os mares, e [mares e,] consequentemente, abstraíam riquezas dos territórios que “descobriam”. A Revolução Industrial aprimorou o comércio, porém tornou o mundo capitalista cada vez mais competitivo. Assim chegamos ao século XXI com um crescimento maior na área do comércio e com tecnologias extraordinárias.
Vivenciamos a era digital que conquistou diversas empresas particulares e governamentais, bem como a vida dos cidadãos no ramo das pesquisas, estudos e comodidades. A cada grande passo que a humanidade avança, com ela trazem suas patologias, os hackers são ótimos exemplos, invadem sistemas através da internet, conseguindo acessar contas bancárias, ameaçando nossas privacidades e os mesmo constroem [privacidade, mas eles mesmos constroem] antivírus para combater a invasão. Que irônico!
O EUA [Os EUA] ficou bem conhecido [ficaram bem conhecidos] pela sua rica economia e tecnologia. Mas a economia, a indústria e a tecnologia também chegaram a outros continentes, despertando a concorrência. Recentemente a Presidente do Brasil tornou-se alvo de espionagem, bem como a França e a Alemanha... [Alemanha.] O presidente do EUA diz que não há espionagem nos meios de comunicações, porém Edward Snowdem, ex-consultor de inteligência da NASA, confirma [confirmou,] apresentando documentos “confidenciais”, o contrário.
De certo modo, o lado positivo dessa espionagem, é [espionagem é] que o EUA foge [os EUA fogem] da fragilidade de ser alvo do terrorismo, podendo os países aliados ter o mesmo benefício. Portanto, onde há avanços existirão problemas e onde há problemas haverá solução que nem sempre nos agrada, por isso que existe a [o] velho ditado, “Não se pode agradar Gregos e Troianos”. Alexandre [,] o Grande [,] conseguiu administrar suas conquistas com sabedoria, respeitando os costumes e religiões. Com as Grandes Navegações, tratados foram feitos, como medidas para não infringir os territórios descobertos por cada império. Após a revolução Industrial [,] medidas para a melhoria de vida dos trabalhadores foram tomadas. E com a “onda de espionagem”, se for para ser usada em prol da segurança de um todo, porque não abraça-la [abraçá-la].
Comentários do corretor
Seu texto utilizou de um recurso muito válidas para enriquecer sua argumentação, a retrospectiva histórica, evidenciando um bom domínio dos fatos da história da humanidade. No entanto, o tema ficou em segundo plano, era necessário realizar uma abordagem mais ampla sobre a questão, mostrando compreensão dos pressupostos apresentados na coletânea.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |