A ação de obter informações sigilosas de uma nação nos mostra que em pleno século xxi [XXI] não estão sendo respeitados os direitos humanos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada [,] em 1948 [,] pela Organização das Nações Unidas (ONU). A espionagem feita por certos países nós trás [nos traz] enorme indignação por saber que a nossa privacidade está sendo invadida por interesses econômicos.
O ex-agente da NSA [,] Edward Snowden [,] revelou ao mundo que os Estados Unidos da América espionaram o Brasil, México, entre outros, dizem eles "por motivos contra o terrorismo", mas analistas alertam que foi por motivos econômicos. Sobe [Sobre] a administração de Barack Obama [,] os EUA estariam interessados no petróleo do pré-sal encontrado recentemente no Brasil e não em combater o terrorismo como eles disseram.
Pelos dados obtidos por Edward Snowden, o Brasil não foi o único país a ser violado pelos norte-americanos. Através de tais dados [,] obtemos informações que no leilão que ocorrerá a venda de parte do pré-sal a estrangeiros, os EUA teriam informações privilegiadas e que conseguiriam uma grande vantagem em relação aos outros países.
Diante disse [disso], podemos concluir que violar a soberania de uma nação em busca de interesses econômicos inflingi [inflinge] gravimente [gravemente] os direitos humanos e que não devem ser aceitos em hipótese alguma. Para evitar tal problema, a melhoria dos sistemas de segurança contra invasões e manter relações amigáveis com outras nações seria uma boa forma de combater a espionagem.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. Contudo, realizou uma análise simplista e superficial da questão. Amplie seu nível de leitura para para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para compreender seus pressupostos e realize um um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |