Rara são as pessoas que no mundo contemporâneo podem viver desconectados [desconectadas] do mundo virtual. Seja pela necessidade de se comunicar com alguém distante, seja para saber as notícias do dia ou até mesmo por puro vício. O fato é que, a cada dia, mais pessoas dependem da internet. Isso é de tal forma comum que muitos chegam a pensar que essa relação é natural e não traz riscos. Será?
As conseqüências [consequência] da vida na rede são inquestionáveis. Esse mundo paralelo e sem fronteiras, vem [sem vírgula] se tornando algo indispensável no cotidiano da sociedade mundial. Conectando todas as partes do globo, desfazendo as distâncias e também os limites. Fazendo com que a sociedade venha se adaptando e conciliando os direitos e deveres da população neste [nesse] novo mundo.
Definir os limites entre público e privado em meio a este [esse] momento de ascensão das redes sociais parece contraditório, a partir do momento em que expor completamente a vida privada seja muito atrativo e venha se tornando cada vez mais comum entre as pessoas que usufruem da conexão na rede. Aumentando consideravelmente o índice de abusos e crimes virtuais.
Em meio às ações de espionagem mundial onde nem mesmo o governo brasileiro, com toda sua autonomia, foi poupado de invasões, a segurança virtual parece ser impossível na prática. Fazendo-nos voltar aos princípios básicos que constituem a ética social, com o simples respeito pelos direitos humanos acima de qualquer interesse político, estratégico ou econômico.
Portanto, o direito à segurança na internet, como em qualquer outra área social, deve ser assegurado. Delimitar as dimensões e buscar o equilíbrio seguro entre o público e o privado, baseados no respeito e no estabelecimento dos direitos e necessidades de cada cidadão participante dessa rede, é um dever da sociedade atual. Atitudes como essa trará [trarão] boas conseqüências [consequências] à evolução do mundo moderno.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto não abordou o tema proposto, uma vez que apenas problematizou a questão dos limites do público e privado na era digital. O foco era discurtir acerca da questão da Espionagem. Assim como vestibular ou no Enem, a redação que foge ao tema proposto é zerada. Atente à proposta de redação e à coletânea!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |