Big Brother Secreto - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 24/10/2013

Status:

Corrigida
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                     O auto-controle [autocontrole] da maior potência mundial sobre diversos países de forma  generalizada descumpre o Tratado Internacional de Direitos Humanos [,] gerando inconformidade e indignação aos brasileiros.

                          A recente descoberta de espionagem da Agência de Segurança Nacional (N.S.A [NSA]), sobre a presidente Dilma e a Petrobrás  [Petrobas] [,] se explica [explica-se] como meio de proteger os cidadãos americanos de atentados terroristas. Argumento que não convenceu as autoridades brasileiras.

                    No [O] artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988 [,] garante serem “invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas’’. Princípio esse que está sendo violado de forma obsoleta por um Estado onde o nível de ensino é avançado e reconhecido internacionalmente, embora as atitudes dos governantes não retrata [retratem] tal merecimento.                                        

                     Este fato é um dos meios contribuintes que justifica o porquê dos [de os] Estados Unidos da América ser [serem] uma grande potência em economia, indústria, tecnologia, etc. Apesar de o Brasil apresentar imensa vulnerabilidade nos princípios da segurança da informação.    

                 O princípio da Soberania deve prevalecer sobre a dimensão privada da vida do indivíduo, não basta inconformar-se [se inconformar]. A inconformação, nesse sentido, funciona como instrumento num [em um] jogo mais complexo, fora isso seria apenas o equivalente de introduzir-se a paixão nacional e ideológica num [em um] campo onde tal gênero de sentimentos nunca produz resultados estimáveis [.]

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, contudo realizou uma análise simplista da questão. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para compreender seus pressupostos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente