O auto-controle [autocontrole] da maior potência mundial sobre diversos países de forma generalizada descumpre o Tratado Internacional de Direitos Humanos [,] gerando inconformidade e indignação aos brasileiros.
A recente descoberta de espionagem da Agência de Segurança Nacional (N.S.A [NSA]), sobre a presidente Dilma e a Petrobrás [Petrobas] [,] se explica [explica-se] como meio de proteger os cidadãos americanos de atentados terroristas. Argumento que não convenceu as autoridades brasileiras.
No [O] artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988 [,] garante serem “invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas’’. Princípio esse que está sendo violado de forma obsoleta por um Estado onde o nível de ensino é avançado e reconhecido internacionalmente, embora as atitudes dos governantes não retrata [retratem] tal merecimento.
Este fato é um dos meios contribuintes que justifica o porquê dos [de os] Estados Unidos da América ser [serem] uma grande potência em economia, indústria, tecnologia, etc. Apesar de o Brasil apresentar imensa vulnerabilidade nos princípios da segurança da informação.
O princípio da Soberania deve prevalecer sobre a dimensão privada da vida do indivíduo, não basta inconformar-se [se inconformar]. A inconformação, nesse sentido, funciona como instrumento num [em um] jogo mais complexo, fora isso seria apenas o equivalente de introduzir-se a paixão nacional e ideológica num [em um] campo onde tal gênero de sentimentos nunca produz resultados estimáveis [.]
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, contudo realizou uma análise simplista da questão. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para compreender seus pressupostos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |