Recentemente, foi exibida no Fantástico, da Rede Globo, uma reportagem, na qual o ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, denunciou o esquema de espionagem do governo norte-americano. Nela, foram revelados alguns alvos de espionagem, dentre eles, a presidente Dilma Rousseff e a maior empresa estatal brasileira, a Petrobras.
Obama justificou as ações como uma busca de combater o terrorismo, mas logo foi desmentido pelas novas denúncias de Snowden. De acordo com o diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Ildo Sauer, os e-mails e telefonemas interceptados têm motivações políticas e econômicas. Segundo ele, quem espiona tem vantagens competitivas, pois sabe o que vai acontecer antecipadamente.
No entanto, essas ações violam os direitos humanos, uma vez que a soberania de uma nação é quebrada em detrimento de outra, além da liberdade civil ser fragilizada. Como reflexo dos abalos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, Dilma adia a vsita [visita] que faria aos americanos e discursa na Assembleia Geral da ONU sobre o assunto, criticando severamente a espionagem.
Em virtude dos fatos mencionados, o Brasil iniciará sua maior tentativa de burlar as espionagens: comprará um novo satélite que substituirá o atual em 2015, dando mais segurança às comunicações brasileiras. Entretanto, é fundamental a contínua luta dos Estados Nacionais pela garantia do cumprimento dos direitos humanos e pela garantia de suas soberanias.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém teve caráter mais expositivo. Faltaram mais problematização, análise e reflexão. Além disso, procure realizar uma abordagem mais ampla da questão. Mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e proponha uma reflexão a partir da sua opinião sobre o tema.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |