O Brasil foi mais um alvo dos interesses americanos. Embora o governo dos Estados Unidos tenha se justificado em relação às ações de espionagem feitas recentemente a vários países, sustentando “proteger seus cidadãos contra o terrorismo”, tal argumento apresenta-se vago e incoerente. Um dos principais desafios que se põe [põem] frente a práticas invasivas e, portanto, antiéticas como tais é corrigir as falhas inerentes aos sistemas cibernéticos.
Por que motivo uma nação pioneira em sistema de segurança se utilizaria dos seus serviços para investigar outras? A ideia de evitar que sofram ataques terroristas não é muito válida! O Brasil, por exemplo, há tempos não se envolve em conflitos com outros países. Desse modo, parece mais é que há um jogo de estratégias em omissão. É bem provável que as escutas telefônicas e receptações de emails [e-mails] seriam realizadas para a obtenção de informações privilegiadas, tanto que, os [tanto que os] principais objetos de interesses foram diplomatas e grandes empresas.
Dessa forma, o caso de espionagem mostra que por meio da precariedade de técnicas de segurança ainda existentes em muitos países é possível até desafiar a soberania de uma nação, a fim de se obterem vantagens. Mesmo com tantas evoluções e aprimoramentos dos sistemas de informação, ainda há muito que melhorar. Outro fenômeno semelhante, o qual até hoje não foi resolvido, são as frequentes situações em que pessoas comuns têm suas particularidades expostas na internet, sem que haja o consentimento das mesmas.
Sendo assim, urge a necessidade que medidas sejam adotadas a fim de que o direito à privacidade assegurado aos países e aos cidadãos sejam respeitados. Nesse sentido, seria importante que além de mais investimentos e incentivos a tecnologias de segurança para os sistemas cibernéticos incluindo a participação de todos os países, houvesse, também, punições mais severas àqueles que agissem com desrespeito e postura antiética contra o outro.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas colocações sobre o tema proposto. No entanto, extrapole o recorte temático. Para isso, mobilize seu conhecimento de mundo e outras áreas do conhecimento, bem como realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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