Em uma era onde a globalização impera, ouvir falar em público e privado acaba se tornando um mito. Este fato estarrecedor encontra apoio no plano de espionagem de E.U.A. [EUA], que impõe sua supremacia contra as nações em crescimento econômico, que não detém [detêm]de tal aparato tecnológico.
Nesta perspectiva, nota-se a falta de segurança pessoal, pois as principais vias de comunicação da atualidade estão comprometidas. Esta conjuntura, veio [Essa conjuntura veio] à tona quando o ex-agente Edward Snowden, da Agência de Segurança Nacional (NSA), revelou o programa de espionagem americano, o qual envolvia grandes autoridades e empresas, como a presidente brasileira Dilma Roussef [Rousseff] e a Petrobrás [Petrobras], quarta maior petroleira do mundo.
Estes [Esses]acontecimentos acarretaram indignações populares, já que tal fato, deixa [sem vírgula]explícito a longevidade desta prática, bem como a permanência dela, como [sem vírgula]garantia de sua hegemonia e manutenção de poder. Mediante as ocorrências, quem de fato “desfruta” do direito ao privado? Os países emergentes e até mesmo a população estadunidense são vítimas desta obsolescência, que não levam em consideração a regalia libertária.
Portanto, para manutenção dos direitos humanos, constados [constatados] na Constituição brasileira, é primordial [são primordiais] investimentos nacionais que garantam uma maior segurança a sociedade. É imprescindível, uma [sem vírgula] negociação entre as nações para que haja a perpetuação de relações prosperas e amigáveis.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |