Após ser declarado um país emergente, o Brasil se tornou o principal alvo entre as nações mundiais. Um país em desenvolvimento provoca medo, ameaçando o poderio das demais nações.
Quem se encontra no pódio das superpotências, evidentemente [,] procura manter a soberania mundial. Essa obsessão por poder pode levar ao uso de artifícios que ferem a ética e os princípios de uma nação.
Recentemente, os Estados Unidos [,] a “nação mãe”, violou os direitos brasileiros, através de espionagens em amplos setores públicos e privados.
Contudo [,] a inconformidade e indignação se manifestaram no governo brasileiro, onde cada fala e cada passo dado pela atual presidente Dilma Rousseff era diretamente espionado por agentes norte-americanos.
Sendo a tecnologia uma grande aliada no processo de desenvolvimento de um país, e os EUA um grande detentor das diversas formas tecnológicas, é de fácil acesso o controle sobre as diversas nações. Porém [,]do que adianta deter tecnologia, ter o mundo nas mãos, se utiliza [utilizam] meios ilícitos, se não sabe delimitar o público e o privado, e acima de tudo não possui ética?
Um verdadeiro vencedor utiliza os meios lícitos que possui para ganhar, e o Brasil utiliza os frutos, os ventos e o sol da própria terra para alcançar o objetivo de se desenvolver.
Portanto [,] fica cristalina a percepção na separação entre o espaço público e o privado, onde um país deve progredir dentro de seu espaço e estabelecer princípios éticos na legislação e nas ações cotidianas, pois as atitudes refletem a imagem de um país.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto, fuja do senso comum e apresente argumentos plausíveis e bem fundamentados que validem sua tese. Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |