- Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 16/10/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Limites entre público e privado. As relações entre ambos foram aos poucos sendo moldada [moldadas] pela esfera digital. São politicas estratégicas de alguns países, em especial o [dos] Estados Unidos, que usar de sua “força” tecnológica (espionagem virtual) para permanecer na liderança mundial. Por consequência ditar às [as] regras do capitalismo, o qual,vai  [sem vírgula] a desencontro com os princípios éticos e direitos humanos ditado pela Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o próprio é membro permanente.

Recentemente foram apresentados a público um dossiê espionatório, pela TV Globo, documentos vazado da NSA , por Edward Snowden (ex-prestador de serviços da NSA). Além da Petrobrás e alguns governantes, estava sendo espionado a presidente Dilma Roussef, todos estes foram alvos da rede de espionagem America. E mais uma vez argumentaram que é preciso espionar para proteger seus cidadãos do terrorismo, o qual, se caracteriza [que se caracteriza por quererem buscar privilégios em futuras negociações comerciais ou não. Exemplo à [está a] espionagem da Petrobrás.

É preciso um órgão mundial que tenha membros de todos os países, não só da potencias [potências], como ocorre hoje. Que este órgão, venha [sem vírgula] a fiscalizar e punir tais atitudes ante ética. Outra medida seria a implantação e investimento tecnológico do Brasil na área de segurança virtual,  criação de um software nacional capaz de identifica algum tipo de invasor.

Fica evidente, portanto, que a postura de Snowden a nível ético foi correta, e que novas mudanças significativas serão tomadas apartir [a paritir]de tal postura, algumas medidas visando o [ao] fortalecimento da segurança das redes de comunicações nacionais por meio de programas capazes de identificar ivasores. Outra forma seria a criação de um orgão [órgão] por parte de todos ou a maioria dos países. Só assim, aos poucos, o verdadeiro sentido do público e privado será desmoldado.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente