Espionagem não é algo novo. Embora muitas pessoas possam nunca terem notado até recentemente, espionagem é práticada [praticada] em massa por e contra os principais países. E tem sido assim desde o começo de tudo, e (provavelmente) vai continuar sendo assim. Espionagem é basicamente obter conhecimento sem que outros saibam e conhecimento é, como Francis Bacon famosamente disse, poder.
Esse poder faz com que países (e pessoas) possam ser e agir de uma maneira que lhe é beneficial [,] tendo em conhecimento todos os fatores. Isso permite que seja calculado uma ação que tenha uma margem de erro muito pequena, e se saia ganhando maioria [na maioria]das vezes. Para um país isso pode ser utilizado em muitas áreas, sendo alguns exemplo [exemplos]negócios internacionais, segurança, e [sem vírgula] relações com outros países. Embora poucas pessoas abertamente apoiem a espionagem [,] não é possível negar os benefícios de sua prática.
Os maiores problemas são as questões de privacidade e moral. Todos podem empatizar quando líderes e pessoas espionadas dizem que se sentem violados e que é um ultraje permitirem tal prática. É normal, pois está na natureza humana não gostar que outros se metam em assuntos considerados particulares. Esses problemas de violação de direitos e privacidade são extremamente importantes [,] porém não se deve esqueçer que [de que] a espionagem nem sempre é algo ruim. Foi por meio de espionagem que muitos segredos importantes foram descobertos e como consequencia [consequência] planos horriveis foram evitados.
Conhecimento é um poder que serve para os dois lados, depende das pessoas que o tem escolher o que fazer com ele. Todos práticam espionagem, em tons e sutilezas diferentes e para meios diferentes mas é algo universal. É difícil de compreender todas as razões e ambições por trás da espionagem, principalmente se seu próprio país é vitíma, mas no final é preciso aceitar que provavelmente não irá acabar, por mais que reclamem e digam o quanto é errado. Isso porque as únicas diferenças entre Judas [,] que vendeu seu conhecimento por 30 moedas de prata [,] e quem obtém conhecimento hoje em dia é que atualmente se pode ser feito por um computador e vale muito mais do que 30 moedas.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito considerações válidas sobre o tema. No entanto, cuidado com a extensão de seu projeto de texto, atente ao número de linhas estipulado. Além disso, para enriquecer sua argumentação, procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |