Há tempos que observamos na história mundial diversos conflitos entre nações. O interesse pelas riquezas de outros países levam países mais poderosos cometerem [a cometerem]atos que geram polêmica, pois a maioria são [é] violações [violação]contra os direitos humanos.
Os EUA é um país que possui um histórico de invasões e guerras, todos motivados por riquezas de paíse [países], as chamadas comodities, a exemplo do petróleo. Recentemente, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff [,] foi vítima de espionagem pelos americanos, o que gerou polêmica mundial.
São atos como esse que levam a refletir. Um governante possui o direito de proteger seu país, mas violar os direitos humanos para realizar esse feito é intolerável. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, há claramente o trecho "Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada , no seu lar ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação".
A questão que fica em pauta é se esses direitos realmente são respeitados. Se até mesmo uma país respeitado mundialmente chegou ao ponto de violar esse direitos, como confiar na permanência dessas leis?
De acordo com essa declaração é proibida a escravidão, mas todos sabem que a escravidão ainda existe, até mesmo no Brasil. Assim como a tortura, a discriminação, a intolerância e, sem mencionar [,]os ataques dos EUA contra o Iraque, o Afeganistão e o plano de ataque recentemente à Síria, que com certeza houve várias violações contra os direitos humanos.
Entretanto, essas leis no papel são fascinantes, mas seriam mais ainda se fossem postas em prática. A violação contra elas deveria gerar punições severas. Mas o problema é que se os violadores possuem poder suficiente para ficarem impunes, é muito difícil que haja confiança na veracidade dessas leis. E toda a lei deveria impor regras a qualquer indivíduo, independente da condição e poder que exerce sobre os outros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Além disso, proponha uma solução para a problemática apresentada.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |