Quando o eis funcionário [ex-funcionário] da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, revelou documentos que evidenciam mecanismos da espionagem praticada pelos Estados Unidos, além de fazer um favor à sociedade, ele abriu as portas para uma série de questionamentos sobre as maneiras de lidar com o público e o privado, principalmente na atual era digital.
Ao ser informada sobre o esquema de espionagem, o qual teria o Brasil como um de seus alvos, a presidente Dilma Rousseff fez declarações demonstrando indignação, além de exigir explicações por parte do presidente dos EUA. Nesse caso, é fácil compreender a postura da presidente brasileira, a qual não poderia demonstrar indiferença diante de uma invasão de privacidade – ação grave, que pode ser considerada um insulto à soberania do país.
O termo “espionagem”, por si só, de certa forma, remete à descoberta daquilo que é privado. Assim, espionar é procurar saber aquilo que diz respeito somente ao outro, o qual não é obrigado a publicar o que lhe é íntimo. Nesse contexto, pode-se dizer que público é aquilo que pertence às pessoas em geral, ou algo que que determinado indivíduo queira compartilhar. Já o privado é o que se faz de forma reservada, não implicando consequências diretas sobre a sociedade.
Portanto, em meio às ações de espionagem, é preciso, primeiro, determinar os conceitos de público e privado, para que, com base nestes, sejam instituídas formas de controle sobre as possíveis violações de privacidade, além de punições àqueles que, porventura, violem as regras preestabelecidas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |