É irrefutável que a obtenção de dados e informações das redes de telecomunicações de um país deve ser protegida. Principalmente, porque diz respeito ao exercício do poder de um Estado e a liberdade de seus cidadãos, além do que não se devem perder seus direitos em virtude da “proteção” de outros.
Diante desse contexto, sabe-se que o ato de infringir as comunicações de países é um assunto que está sendo muito discutido nos dias atuais. Notadamente, depois que um analista da NSA divulgou documentos que mostram os alvos da observação dessa agência Norte-Americana sobre outras nações. Isso, sem dúvida nenhuma, causa indignação e inconformidade nos territórios que são vítimas, como o Brasil. Porém, deve-se procurar criar softwares de segurança da informação que sejam invioláveis. Pois, é [É] preciso garantir o sigilo das ações de um país, evitando que outro tenha acesso. Logo, é necessário que se programe esses sistemas de maneira célere, já que o Brasil teve seus órgãos do governo e a própria presidente espionada.
Nesse sentido, conforme Hannah Arendt : “ Uma existência vivida em público , na presença de outros, torna-se , como diríamos , superficial “. Por isso que não se pode justificar que [,] em razão da “democracia” de uma pátria, outra seja averiguada sem o consentimento de suas autoridades. Visto que é algo muito grave porque viola a soberania de um povo , além de tirar um dos direitos fundamentais dos indivíduos , ou seja, o direito a confidencialidade de sua vida.
Sabendo disso, é primordial que se invista em formas de combater a espionagem, uma vez que à [a] segurança de uma nação na questão de transmissão de dados é fundamental. Já que é caso de urgência reformular , modificar, alterar a rede para torna-la [torná-la] segura e livre de atos indevidos. Por conseguinte o Ministério de Ciência e Tecnologia precisa trabalhar nessa questão e encontrar alternativas, pois esse é o caminho para manter o direito de democracia de todos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |