Atualmente, muito se tem discutido acerca das ações de espionagem realizadas pelos Estados Unidos, apesar de toda complexidade do tema, é fundamental analisar o assunto em seus diversos aspectos, como sendo de extrema relevância para a vida em sociedade. Percebe-se que, como em qualquer outro fenômeno, há perspectivas que devem ser levadas em consideração, tais como: o direito a [à]privacidade e a internet.
Segundo a Constituição Federal, todas as pessoas têm assegurado o direito a inviolabilidade de sua privacidade, cabendo a ela o direito a indenização pelo dano moral decorrente da sua violação. Porém, não foi isso que vimos com a atitude do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ao espionar o governo de países amigos foi de encontro à lei para defender sua nação e também a uma promessa que fez quando ainda era candidato à Presidência, quando prometeu acabar com os "grampos ilegais".
Além disso, outro ponto importante é a internet, conforme relatam alguns sociólogos, ela é a maior revolução das últimas décadas, trazendo diversas possibilidades de desenvolvimento e tornou-se "arma” fundamental na luta pela democracia se usada de maneira correta. Contudo [,] se usada de maneira errada, poderá acarretar danos irreparáveis [,] expondo de maneira excessiva a vida pessoal de um individuo. Redes sociais como "FACEBOOK e INSTAGRAN [INSTAGRAM]" podem ajudar a propagar e contribuir para que o privado vire público, como aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann que ao colocar seu computador para consertar acabou tendo suas fotos íntimas roubadas e divulgadas na internet.
Logo se percebe a suma importância de repensar sobre o assunto, pois se trata de uma bela oportunidade de debatermos de forma ampla e transparente como indivíduos, buscando a melhor forma de protegermos o nosso direito à privacidade e contribuirmos para o bem-estar social.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Apenas procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |