As recentes notícias fornecidas pelo programa Fantástico , da TV Globo, trouxeram indigninação á [a] respeito da espionagem dos Estados Unidos ,sobre [sem vírgula] a presidente Dilma Rousseff e a Petróbras [Petrobras]. Entre estes [esses] fatos ,com a liberdade na internet , cabe uma ressalva , como delimitar o público e o privado?Será que a censura tão críticada numca [nunca] acabou? E a ideia de privado para os brasileiros ,numca [brasileiros nunca] exisitiu?
Durante ,vinte [sem vírgula] e um anos ,o Brasil viveu uma ditadura militar , e a censura era a base desse sistema. Limitar a liberdade das pessoas , ter acesso a tudo sobre elas,porém,hoje ,vive-se uma democrácia [democracia], em que consiste na liberdade de indivíduos , de suas opiniões e seus atos.Logo, não se esperava que outro país usa-se [usasse] a espionagem como arma para saber a respeito de suas idealizações e planos economicos [econômicos].
Como foi dito sobre a censura , destaca-se que agora , com a tecnológia [tecnologia], as pessoas passaram a mostrar mais sobre suas vidas pessoais em redes sociais .Tornar público algo, é [sem vírgula]perigoso , já que nao se sabe quem pode ter acesso a estes [esses]dados , e a reportagem que foi ao ar em setembro , traz [sem vírgula] consigo a insegurança do que postar e enviar em e-mails , talvez a nova censura , em que policiar-se cada vez mais será comum [,] está retomando anos depois .Entretanto , hoje somos nós quem censuramos o que dizer.
Á [À] medida que , foi [sem vírgula]descoberto a espionagem pela NSA , deve-se redobrar o cuidado , principalmente com os alvos , assim aumentando as redes de segurança do Brasil e como a presidente , citou [sem vírgula] no discursso a ONU , não é preciso nos ajudar com o terrorismo , já que não temos relações e nem os abrigamos .Então, se preparar contra ações futuras é necessário , além disso,depois de todas essa notícias [,] o cuidado em o que virará público deve exisitir sim , pois estamos sendo vigiados , como décadas passadas.
Comentários do corretor
Seu texto apresentou problemas ligados à contudo, com inadequações ao uso dos sinais de pontuação, trechos mal articulados e imprecisos. Além disso, o tema foi pouco explorado, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada para validar sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 2.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |