Câmeras por todo lado, fiscalização nos aeroportos, interceptação de email [e-mails], controle do acesso on line [on-line] em tempo real, mundo esse fantasiado nos filmes Hollywoodianos que veio à tona no mês passado por Edward Snowden. Ter certa precaução e segurança não só é necessário com [são só necessários] também fundamental, porém está [essa] deverá ser cautelosa para não infligir na privacidade e políticas “dos outros”. Por isso [,] é valido o entendimento sobre o limite entre o público e o privado, entre o que é ético ou ilícito e entre conduta pessoal e conduta coletiva.
No mundo contemporâneo [,] à [a] era digital tomou total domínio sobre as relações humanas, por consequência as [das] fragilidades e desestabilidades vieram à tona. Muitos são os que se acham no direto de tornar público assuntos pessoais de outras pessoas, ou [sem vírgula] mesmo se acham os “donos do mundo” e violam os “súditos” em nome do interesse público, que é o caso dos Estados Unidos e outros países envolvidos na trama da espionagem. Mas infligir em assuntos [violar assuntos] privados usando o pretexto de ser interesse público é um tremendo equívoco. O ato de infiltrar no que não é próprio e [é] ilícito, tornar tal ação um ato pessoal com uma finalidade maldosa e antiética e não interesse público com ação de segurança.
Por processo histórico têm-se um conflito ideológico e poderio por parte dos Estados Unidos contra países socialistas e contrários a suas ideologias, esse por muitos anos tenta se tornar superior aos demais [,] desrespeitando muitas das vezes as condutas e políticas dos “países alvos”. Em nome de uma dita “paz” e fim do terrorismo, mascaram suas faces e violam políticas internacionais e éticas de vários países, incluindo o Brasil que estabelece em suas leis total privacidade aos seus cidadãos. Mediante tudo isso vale pergurta-se [pergunta-se: até onde vai o limite de um país?
Já dizia o ditado popular, o meu limite vai até quando começa o seu. Mas [,] infelizmente[,] tal ditado não passa da boca de pessoas e papéis escritos. O filme Hollywoodiano contemporâneo é uma amostra de que o escrito e falado não se cumpre em suas ações, passam-se despercebidos os princípios éticos e de conduta moral, pois a única finalidade existente é o “poder supremo”. Mediante tal situação egoísta, tem-se que estabelecer princípios éticos de condutas pessoais e redefinir se preciso novas legislações em meio internacional para evitar certas indignações e incômodos gerais. Finalmente levar como legado ou doutrina o que foi perfeitamente exposto pela presidente Dilma: “o direito à segurança de um país não pode ser maior do que o respeito pelos direitos humanos”.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa plausível que validasse sua tese, além de ter apresentando períodos longos e imprecisos que dificultaram a leitura do seu texto. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |