O onze de setembro com certeza ficou marcado na história mundial, além de chocar toda a humanidade. Desde então, instituiu-se uma política de combate ao terror pela poderosa nação norte-americana. Entretanto, tal política tem violado alguns valores e princípios éticos. Até onde vai a necessidade de combate ao terror? É coerente a maneira com que está sendo feita?
O escândalo do vazamento de documentos confidenciais dos Estados Unidos chocou o planeta. Edward Snowden, prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA)[,] trouxe a tona [à tona] tais documentos que evidenciavam espionagem nas mais diversas partes do mundo, dos mais diversos tipos de pessoas, incluindo o Brasil. Essa incoerência da superpotência americana evidencia uma discussão importante: Quais os limites para esse combate ao terror? Aonde foram parar os princípios éticos e morais do mundo?
O advento da internet, bem como o progresso científico e tecnológico, trouxe consigo incontáveis vantagens, além de estar propiciando comodidade e praticidade à população. Um dos problemas dessa evolução maciça foi à [a]rapidez do acontecimento. Em alguns lugares do mundo, ainda nem sequer existe uma legislação ou fiscalização própria para “crimes cibernéticos”. Isso faz com que se reduzam os obstáculos para atos como estes, no mínimo incoerentes, e é dessa “fraqueza legislativa” que os Estados Unidos se beneficiam para se ‘proteger’, manterem-se ‘soberanos’.
Saber diferenciar o público do privado é essencial [,] além de ser uma questão de ética. Há a necessidade, inclusive brasileira, de reforçar a legislação relacionada à informática e internet, e se necessário, estreitar relações a fim de atenuar e findar tais práticas. A nação norte-americana, um dia [sem vírgula] foi referência em 1776, e [sem vírgula] continua sendo até o presente, não necessariamente precisa usufruir de tais artifícios para garantir sua “soberania”.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |