PÚBLICO X PRIVADO - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 14/10/2013

Status:

Corrigida
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No mês de junho de 2013, o jornal  "The Guardian" teve acesso a documentos vazados por  Edward Snowden, ex-prestador de serviços para a NSA. Ao mês posterior [,] soube-se que e-mails e telefonemas de brasileiros foram interceptados por agente de Tio Sam, que deixou o governo brasileiro indignado.

Há que se observar que a resposta de inconformidade é a mais certa que o governo do Brasil tomou. Porém [,] o mesmo [esta] não resolve o problema em si. Seria muito sem afetação acreditar que os países aliados nunca realizou [realizaram] uma espionagem ou realizará [realizarã]. Segundo o site O Globo [,] Note-se [note-se] a contradição entre protestar contra essa violação por parte do Estado e, ao mesmo tempo, defender, no caso das biografias, a violação da intimidade de um indivíduo em nome do interesse coletivo. Embora, é claro, as [que as] razões sejam diversas, o princípio é o mesmo.

Assim os indivíduos devem ter o poder de escolher o que pode é [ser] privado ou o mesmo se tornar público. Sendo que o Estado não tem o direito de violar a fronteira da vida pessoal das pessoas. Sabendo que o O [o] art. 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988 [,] garante serem “invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”. E o o art. 220, § 2º, da Constituição, que proíbe qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. Mas a “censura” em questão não incide sobre nenhum desses âmbitos; o político é o domínio público por definição, e o ideológico e o artístico referem-se ao direito que cada sujeito tem de manifestar suas próprias ideias, formas ou afetos.

Portanto [,] o governo brasileiro deve investir em uma fiscalização mais eficaz e eficiente, correspondente às âmbitos do que é privado, estabelecendo éticas de limites entre o público e o privado.

Comentários do corretor


Seu texto realizou uma análise simplista e superficial do tema, limitando ao recente caso de espionagem dos EUA. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e promova uma discussão que explore as questões que o recorte temático favorece. Fuja do óbvio e apresente argumentos plausíveis!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente