No mês de junho de 2013, o jornal "The Guardian" teve acesso a documentos vazados por Edward Snowden, ex-prestador de serviços para a NSA. Ao mês posterior [,] soube-se que e-mails e telefonemas de brasileiros foram interceptados por agente de Tio Sam, que deixou o governo brasileiro indignado.
Há que se observar que a resposta de inconformidade é a mais certa que o governo do Brasil tomou. Porém [,] o mesmo [esta] não resolve o problema em si. Seria muito sem afetação acreditar que os países aliados nunca realizou [realizaram] uma espionagem ou realizará [realizarã]. Segundo o site O Globo [,] Note-se [note-se] a contradição entre protestar contra essa violação por parte do Estado e, ao mesmo tempo, defender, no caso das biografias, a violação da intimidade de um indivíduo em nome do interesse coletivo. Embora, é claro, as [que as] razões sejam diversas, o princípio é o mesmo.
Assim os indivíduos devem ter o poder de escolher o que pode é [ser] privado ou o mesmo se tornar público. Sendo que o Estado não tem o direito de violar a fronteira da vida pessoal das pessoas. Sabendo que o O [o] art. 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988 [,] garante serem “invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”. E o o art. 220, § 2º, da Constituição, que proíbe qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. Mas a “censura” em questão não incide sobre nenhum desses âmbitos; o político é o domínio público por definição, e o ideológico e o artístico referem-se ao direito que cada sujeito tem de manifestar suas próprias ideias, formas ou afetos.
Portanto [,] o governo brasileiro deve investir em uma fiscalização mais eficaz e eficiente, correspondente às âmbitos do que é privado, estabelecendo éticas de limites entre o público e o privado.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma análise simplista e superficial do tema, limitando ao recente caso de espionagem dos EUA. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e promova uma discussão que explore as questões que o recorte temático favorece. Fuja do óbvio e apresente argumentos plausíveis!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |