Em 1949, a grande distopia de George Orwell é [foi] disseminada através da publicação de seu livro “1984”. Obra na qual é relatada uma sociedade extinta de privacidade – Ninguém foge à vigilância do “Grande Irmão”. O século XXI é marcado por diversos conflitos e interesses econômicos. A espionagem não mais se limita às estratégias de guerra, e ganha [sem vírgula] novas dimensões no cenário mundial, corroborando a profecia de Orwell.
O século XX foi assinalado por grandes conflitos de notoriedade internacional. Nesses embates entre nações, a espionagem era de imensurável valia. Com a ascensão da Guerra Fria, esse artifício tornou-se ainda mais importante. Mais tarde, com a Nova Ordem Internacional, ocorre a intensificação das relações globais, transformando a dinâmica social. Com isso, o capitalismo ganha força; os estabelecimentos comerciais e grande parte das residências utilizam câmeras de segurança para coibir ações de assaltantes, fomentando a invasão da privacidade alheia.
Além disso, com o advento da internet, o acesso à informação foi potencializado. A sociedade contemporânea encontra-se quase extinta de privacidade. Reality Shows tornaram-se populares – o filme “O show de Truman”, protagonizado por Jim Carrey, exemplifica esse fato -, bem como as redes sociais – Facebook e Twitter. Todos esses elementos favoreceram a expansão da espionagem em diversos âmbitos, inclusive o da cibernética, exemplificado pelo recente episódio protagonizado pelo Brasil e EUA, no qual este obteve acesso a informações sigilosas daquele por meios ilegais, camuflando os interesses econômicos com argumentos pautados na segurança contra o terrorismo.
Dessarte, relevando todos os fatos expostos, infere-se que é necessária a implementação de leis mais severas para crimes relacionados à invasão da privacidade e a intervenção do Estado através da fiscalização nas redes de relacionamento, coibindo a exigência do excesso de informações de seus usuários.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém poderia ter desenvolvido mais reflexão e mais problematização, seu texto teve maior caráter expositivo.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |