O que isso, companheiro? - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 14/10/2013

Status:

Corrigida
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Os fãs de filmes como James Bond, o 007, acostumaram a ver a espionagem e os seus espiões como defensores dos homens e nações ditas democráticas, já do lado de lá se via o mal a ser combatido.

Mas, nessas últimas semanas [,] constatou-se que esta [essa] história de mocinho e bandido realmente é coisa da sétima arte, pois vêm à tona notícias sobre espionagem, invasão e roubo de informações em pró [prol] aos interesses econômicos de países que se dizem parceiros do Brasil. Como assim, não são nações amigas, o que são e o que somos para elas?

A presidente Dilma prontamente fez um discurso demonstrando sua grande insatisfação e exigindo respeito aos princípios de convivência entre as nações e como sabemos discursos são apenas discursos se ficarem na conversa, necessitamos urgentemente tomar [de tomar] medidas em pró à defesa do país.

Já, num [Já em um] relato importante que foi feito numa [em uma] rádio paulista, a Band FM, aonde [em que] um especialista em segurança profere a seguinte frase: “se o Brasil começar a investir hoje em defesa tecnológica, o mesmo já está há 20 anos atrasado em comparação às outras nações”, então o que deu para entender é que somos sim uma casa da mãe Joana, aonde [onde] todos entram e fuçam onde bem quiserem.

Portanto, correr atrás do prejuízo se faz necessário, como investir pesadamente em tecnologia e formar especialistas a [à] altura de outras nações, a também a necessidade de firmar acordos de boa convivência entre as nações e exigir punições junto às [em]  instancias [instâncias] como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a ONU (Organização das Nações Unidas) para quem comete estes [esses] atos que abalam as relações internacionais.

Assim à [há] necessidade de proteger a nossa soberania e principalmente os nossos cidadãos, pois só com o respeito e proteção da privacidade poderemos promover uma sociedade democrática e livre. Sim, parece um paradoxo, proteger para libertar, mas pense, como uma cidadão irá se sentar a [à] frente de um computador e expor suas opiniões de uma forma livre e que não fira os princípios básicos da sociedade, se ele se senti [sente] vigiado 24 horas por dia, com certeza não se sentirá livre, mas sim num filme onde tudo é um verdadeiro faz de conta. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, dados, fatos, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente