É condenável a postura de espionagem por parte do governo norte-americano. Alegando está preocupado com o terrorismo no mundo, a Agência de Segurança Nacional (NSA), espiona [sem vírgula] [,] de forma contraditória e inadmissível, telefones, redes sociais e empresas, através de satélites , monitorando passos de milhares de brasileiros, como também, da [sem vírgula] presidenta Dilma e seus assessores.
A fragilidade do sistema de segurança brasileiro foi escancarada em meio ao escândalo envolvendo o vazamento promovido pelo ex-técnico da inteligência americana Edward Snowden. Através de um programa chamado Fairview, e em parceria com uma companhia de telefonia americana, que fornece dados de redes de comunicação, entraram em sistemas sigilosos brasileiros, como a gigante Petrobrás [Petrobras] e o Ministério de Minas e Energia.
Entretanto, outro caso similar ocorreu durante a invasão russa à Geórgia, quando a ex “URSS”, sofreu [ex-URSS] um apagão virtual, pesando suspeitas sobre Moscou. Outro caso emblemático foi o ataque às instalações nucleares de Natanz, no Irã. O vírus autoreplicante Stuxnet, destruiu inúmeras centrífugas de enriquecimento de urânio, retardando o programa nuclear do país.
Além disso, especialistas ouvidos pela BBC Brasil reforçam que nenhum país está 100% protegido da ação de hackers, sejam eles militantes, integrantes de grupos criminosos ou funcionários de agências de inteligência de outros países. Em contrapartida, todos também destacaram que o Brasil está dando passos importantes na construção de um sistema de defesa e segurança.
Em suma, a espionagem em si é, sobretudo [,] resultado de uma vulnerabilidade do sistema de segurança cibernética. Então, seriam viáveis medidas, como as “já” anunciadas pelo o governo, como o lançamento de satélite próprio, instalação de servidores, construção de cabos submarinos e novas redes de fibra ótica para ampliarem a autonomia do Brasil em telecomunicações.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |